Yume Nikki é um RPG desenvolvido no Japão (como não poderia deixar de ser), sendo um dos jogos indie mais influentes da história, rendendo muitos fangames e chegando a ser considerado como um dos melhores do tipo.
O jogo foi criado em 2004 por Kikiyama, um japonês isolado do qual ninguém sabe muita coisa com muitos chegando a cogitar que ele morreu no terremoto de 2011. Este, munido apenas de um RPG Maker 2003, uma das versões mais clássicas do software, criou um game diferente de tudo que se tinha antes. Se constituía de um horror surrealista que acompanha os sonhos (e pesadelos) de Madotsuki, uma garota que não sai de seu apartamento. E daí surge a originalidade deste game, ele não tem história, quase não possui jogabilidade, e seus cenários são abstratos Desta forma, a protagonista percorre imensos locais vazios com alguns poucos elementos que talvez não signifiquem nada, representando uma verdadeira experiência onírica. No meio do algum existem algumas cenas mais sinistras e uns leves jumpscares, mas o vazio é o que proporciona o verdadeiro entretenimento.
Nos anos seguintes, vários fangames foram baseados neste RPG, incluindo uma sequência não-oficial: Yume 2kki (2007). Ainda hoje surgem teorias tentando explicar sobre o que é o jogo, acredita-se que a protagonista tenha sofrido algo traumático, mas não se sabe o quê.
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