segunda-feira, 10 de março de 2025

O Que é McBling?

   A estética McBling foi popular entre 2003 e 2008 (Para quem não sabe, há um instituto que nomeia as estéticas predominantes em cada época), sendo considerada uma espécie de sucessor do Y2K (bug do milênio, Matrix, Windows 2000, etc.). Você pode não saber de nome, mas certamente já viu isto em algum produto, filme ou série da época. É caracterizado pelo maximalismo, tons de rosa e prata, endeusamento das celebridades de Hollywood (Britney Spears), e superficialidade...


  Esta estética se popularizou especialmente com o filme “Meninas Malvadas” (2004), estando presente em várias outros que fizeram sucesso na Sessão da Tarde: As Branquelas (2004). O Diabo Veste Prada (2006), High School Musical (2006), Dr. Dolittle 5 (2009).



 Este tipo de coisa também pode ser visto em “Galinho Chicken”, “Clube das Winks”, e em filmes antigos da Barbie (pega ele, frita ele, faz purê).

  Enfim, esta estética é baseada também em itens de status (flip phones, Ipods) e coisas consideradas “trash” (estampas de zebra).



 

*Que Fim Levou?

  Entrou em declínio após 2008, tendo em vista que a cultura era baseada fortemente em Hollywood e na mentalidade consumista dos EUA nos anos 2000. Sendo assim, a crise imobiliária, a eleição de Barack Obama, e os escândalos envolvendo as estrelas hollywoodianas, contribuíram para o seu fim.

 

*Bônus Especial


 

sábado, 8 de março de 2025

EVOLUÇÃO do Xbox 360

  O Xbox 360 pode parecer um console moderno, mas já vão fazer 20 anos do seu lançamento. Para comemorar, que tal relembrar como eram os velhos tempos neste console:


  O console foi lançado em 2005 (em 2006 no Brasil), sendo o primeiro da sétima geração. Em seus primeiros anos, sofreu com problemas de escassez de produção, isto, aliado ao fato de que muitas unidades sofriam com o problema das “três luzes vermelhas”, adiou um pouco o seu “boom”. Sua primeira versão possuía detalhes em prata e não vinha com HDMI. Desta forma, se utilizavam os cabos AV, o que indicava ainda um certo direcionamento para o 480p e o 720p. Nos primeiros anos, os games do consoles eram feito tendo-se em mente as TVs de Tubo, as quais ainda eram dominantes.

  Vale lembrar que nesta geração, especialmente em seu início, haviam muitos problemas de desempenho, o que fazia com que os consoles sofressem com um FPS baixíssimo e uma resolução abaixo da qual os jogos eram produzidos (embora o 360 ainda se saísse melhor que o PS3). Ainda neste sentido, os gráficos pareciam apenas uma versão melhorada da geração anterior.

Gears of Wars (2006)

PES 06 (2006)

  Também se deve recordar o clássico menu, o qual se parecia um pouco com a estética do Windows XP (vale citar que a Microsoft é quem produz ambos).

  Já em 2008, o menu foi atualizado para algo mais próximo do Aero Frutiger, uma estética que se faz presente no Windows Vista, por exemplo.

  Pensando por outro lado, este console marcou o início de várias tendências que mudaram o rumos dos vídeo games, muito através da sua jogatina online mais aprimorada e das franquias que surgiram neste era e continuam até os dias atuais.


*Que Fim Levou

  Em 2010, o Xbox 360 se popularizou mundialmente após o Wii perder o fôlego nas vendas. Nesta época, o console já estava mais próximo do que se conhece dele nos dias atuais, com jogos de bom desempenho em 1080p, gráficos semelhantes aos da oitava geração, popularização dos DLCs, foco nas TVs de LED, popularização das cópias digitais, etc.

  Já em 2011, o design do menu (infelizmente) foi atualizado para algo mais minimalista.


*Bônus Especial

Xbox 720: o sucessor que nunca existiu


segunda-feira, 3 de março de 2025

Pérolas do YouTube (PARTE 2)

    O YouTube dos anos 2000 guarda muitas surpresas, incocebíveis para os de hoje. Confira abaixo algumas pérolas daquela época...Sim, continuamos sem tempo, mas sábado estaremos de volta...










#youtubeantigo  #videosvirais #cafevideo

sábado, 1 de março de 2025

Pérolas do YouTube

   Lembra de quando os programas de TV faziam episódios de recapitulação a fim de economizar? Pois é, ficamos sem tempo para escrever, então teremos que fazer algo parecido... Fique com essa compilação de pérolas do YouTube dos anos 2000:












#youtubeantigo  #videosvirais #cafevideo






segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Pokémon na Rede TV

   A febre de Pokémon (1997-2002) no Brasil se deu principalmente entre 1999 e 2004, com a transmissão da Rede Globo. Porém, em 2008, o anime clássico estreou na RedeTV, no falecido bloco TV Kids, ressuscitando a franquia no país e gerando uma nova febre que possibilitou que os fãs mais novos entrassem em contato com este universo.

  O anime estreou neste emissora em julho de 2008, sendo exibido geralmente por volta das 18h, e logo se tornou assunto de discussão nas escolas, juntamente com Naruto que era exibido no SBT. Este sucesso acabaria por tornar Pokémon o principal tapa-buraco da Rede TV nos anos seguintes, mas naquele momento, com os bons índices de audiência, a emissora resolveu se aproveitar e colocar dois animes na sequência, efetivamente ressuscitando o bloco TV Kids.

  Depois de exibir as quatro primeiras temporadas, a Rede TV teve que pular direto para a oitava, tendo em vista que a Globo não aceitou negociar as temporada intermediárias. Desta forma, o público perdeu o final do anime clássico e pulou direto para o meio do Pokémon Avançado (2002-2006), deixando todo mundo confuso. A audiência voltou a crescer em 2009, com a estreia de Pokémon Diamond & Pearl, no equivalente à décima  temporada.

  Tendo que esperar a chegada de novos episódios, a Rede TV teve que preencher o espaço com o Pokémon Crônicas (2002), a fim de evitar reprises. Logo, a emissora conseguiria os direitos da quinta temporada do clássico, além de outros animes para manter a atenção do público.

Pokémon Crônicas (2002), exibido em 2009

  Infelizmente, os informercias (à la Polishop) começaram a tomar conta do horário a partir deste ano.


*Que fim levou

  Pokémon continuou sendo exibido até 2012, havendo ocorrido a estreia da décima primeira e décima segunda temporada do anime, as últimas a serem exibidas em TV aberta. O bloco TV Kids também seria cancelado em abril daquele ano, e nos anos seguintes alternou entre idas e vindas, até ser definitivamente cancelado.

  As causas disto são várias: perda de força da franquia no país, perda de interesse das emissoras por animes, fim da publicidade infantil, e decadência da própria RedeTV (a qual deixou de ser uma das “cinco grandes”).


#pokemon #tvkids #pokemonredetv #cafevideo

sábado, 22 de fevereiro de 2025

TV Anos 2000

   Não estou me referindo à programação da TV, mas ao televisor em si. Nos anos 2000, vivia-se um período de transição entre o mundo analógico e o digital, o qual possui reflexos na TV da época. Elas ainda eram de tubo, mas agora prateadas, com tela plana, e dotadas de caixas de som frontais. Além disso, todas já haviam com ao menos as três entradas AV. Estas mudanças concederam um ar mais digital ao clássico tubo de raios catódicos. Uma das particularidades deste período é o fato de os televisores possuírem dois botões de ligar, um para receber energia (modo Stand By) e o outro para efetivamente ligar a tela ( a qual possuía a incrível capacidade de energizar os pelinhos do braço).

Típica TV dos anos 2000


  Nesta época também, as TV atingiram o ápice do peso, com o símbolo máximo sendo representado pela pesada Sony Trinitron, cujo maior modelo era 40 polegadas. A causa disto era a busca por telas cada vez maiores, que estavam incentivando a produção de TVs de retroprojeção que formavam o famoso “home theater”, o cinema em casa. Estas TVs vinham com dezenas de entradas (sem exagero), que permitiam a conexão com caixas de som Dolby Digital 5.1, videocassete e DVD Player. De forma a competir com estes modelos, as tradicionais CRT tiveram que evoluir, evitando assim que os novatos ganhassem uma fatia maior de mercado, ficando restritas às premiações do Silvio Santos.

Hitachi 51F59 - TV CRT de retroprojeção (2006)

Sony KV-40XBR700, a maior TV CRT de todas (2002)


  Desta forma, as TVs dos anos 2000 eram muito pesadas, necessitando que no mínimo duas pessoas a carregassem (e com muito sofrimento). A Sony Trinitron era carregada só no carrinho de mão.

Sony KV-40XBR700, parte traseira

  Já na segunda metade da década, a TVs de tubo tiveram que evoluir mais uma vez, assim de combater a ascensão das TVs de plasma de baixa qualidade, mas que chamavam a atenção por serem mais finas. Nesta época, muita gente achava que elas seriam o futuro.

No futuro existirão telas de plasma de 820 polegadas 

  Assim, surgem as Ultra-Slim, tipo de CRT relativamente mais leve e fino, que evitava que seu rack afundasse com o peso. Um dos principais modelos foi uma Samsung lançada em 2007, a qual vinha com alguns jogos escondidos. Este talvez tenha sido o mais vendido do final dos anos 2000.



Samsung CL21Z43MQ, CRT Ultra Slim de 2007

  Desta forma, as Ultra-Slim garantiram, pelo menos no Brasil, a liderança das TVs de tubo até a virada da década.


*Que Fim Levou

  O futuro não seria o plasma, mas as TVs LCD. Estas ultrapassam o número de vendas das de tubo no primeiro semestre de 2010 (no Brasil), muito devido à Copa do Mundo. Hoje em dia, se cuida para que a TV não quebre ao cair no chão, enquanto que antigamente, o risco era o de a TV quebrar o chão (e quem estivesse por perto).


*Bônus Especial

-Sabia que existiam TVs de Tubo widescreen? Estas são o Santo Graal dos gamers.


#2000scrt #tvanos2000 #tvdetubo #nostalgia #cafevideo

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Revistas de Games

 

  As revistas de games foram febre nos anos 2000. Elas permitiam o contato com informações que não estavam presentes na mídia tradicional, e ainda eram difíceis de serem encontradas na internet. Esta combinação entre impresso e digital permitia coisas que somente aquela época poderia proporcionar, como revistas impressas que vinham com CD de jogos para ser inserido no PC. Uma das principais do segmento era a Digerati.

  A Digerati possuía uma ampla gama de revistas, as quais tratavam de informática, tecnologia, curiosidades e, o principal nicho deles, os games. Alguns dos seus principais títulos eram a Best Games, Geek Games, Emuladores Especiais, Super Dicas Playstation, Click 404 Jogos, entre outras. Os assuntos incluíam principalmente as novidades em consoles e jogos, assim como truques, análises e até mesmo técnicas hacker (dizem que a revista foi proibida em anos recentes por causa disto)

  Porém, o verdadeiro destaque era os CD-ROMs que vinham de brinde. A maioria deles continham jogos em flash, embora outros também viessem com emuladores de consoles.

  Os jogos não possuíam a necessidade de serem instalados, já viam todos em um player contido no próprio CD. Isto era um dos principais chamariscos ao público, já que os downloads na época eram demorados. E era um absurdo o número de opções, vinham CDs com 404, 701, 4000 e até 6000 jogos.

  Também vinham CDs temáticos de um desenho ou filme que estivessem fazendo sucesso no momento, aí, além dos jogos, também se tinham papeis de parede, proteção de tela, desenhos para colorir, entre outras coisas do gênero.

  Vou deixar abaixo algumas screenshots dos jogos:



*Que Fim Levou

Nos anos 2010, com o crescimento da internet, as publicações impressas como um todo acabaram sofrendo com a concorrência. Enquanto veículos tradicionais sobrevivem até hoje, artigos de nicho como as revistas de games perderam espaço. A Digerati, por exemplo, não existe mais, e muito de seu conteúdo é considerado lost media. Por sorte, muitos estão empenhados em preservar o legado da revista.


*Bônus Especial

Lista de revistas e CDs: https://lostmediabrasil.miraheze.org/wiki/Digerati


#anos2000 #digerati #CD-ROM antigos

Desculpe, mas, cortou a onda do imperador

    Enquanto que os anos 90 foram povoados por animações musicais épicas e melodramáticos, os anos 2000 virão a ascensão da comédia escracha...