Recentemente se popularizou a ideia de nomear estéticas que existiram em décadas passadas. Não que isto seja um fenômeno novo, mas nunca ocorreu em tal intensidade. Entre o final dos anos 2000 e o começo dos anos 2010 havia uma tendência que era chamada por especialistas de Web 2.0 Gloss, mas que foi renomeada para: Frutiger Aero. Para que não conhece, essa é a tal estética de vidro, de produtos de limpeza, de céu azul e grama verde...enfim.
Fonte: https://frutiger-aero.org/frutiger-aero
A estética era uma tentativa dos desenvolvedores de softwares para tornar as interfaces mais amigáveis, hoje em dia esta ideias são associadas com um suposto futuro que nunca existiu, como se o novo milênio reservasse um equilíbrio entre tecnologia e natureza. Começou a aparecer em 2004, embora tenha atingido seu ápice ente 2007 e 2012.
Nokia Morph (2009), um conceito futurista de celular
Aparecia cm muita frequência em peças publicitárias de tecnologia, embora também atingisse outros tipos de anúncios.
Antigo logotipo da Globo (2008-2014)
As trilhas do Nintendo Wii e do DS são um bom exemplo da aplicação do Frutiger Aero, assim como a interface do Xbox 360 e do Playstation 3.
Há certo debate se o Windows XP, produto tecnológico mais influente daquela época, pertencesse ao Frutiger Aero, com alguns argumentando que talvez ele seja do movimento Y2K. Deste modo, o Windows Vista (2007), principal representante do Aero, nunca atingiu o domínio do mercado, gerando certas dúvidas quanto à proeminência desta estética no período referido. Dominante ou não, o que importa é que de fato o final dos anos 2000 tiveram uma forte presença da estética de dia ensolarado e água.
*Que fim levou?
O minimalismo rapidamente tomou conta do cenário tecnológico por volta de 2012, com o Nintendo Wii U sendo o último grande suspiro do Frutiger Aero. Em 2013, o flat design tomou conta, dando início a uma era de tédio e falta de criatividade no design.
Nenhum comentário:
Postar um comentário