sábado, 4 de janeiro de 2025

Desenhos do Canal Futura

 

    
    Nos anos 2000, a maioria das pessoas tinha a TV aberta como principal entretenimento. Neste contexto, os canais Cultura e Futura eram a "salvação da roça". Antes das legislações quanto à publicidade infantil, a programação animada era muito mais abrangente. Enquanto que o primeiro ainda hoje é muito conhecido, o Futura acabou sendo um pouco esquecido. Porém, a programação infantil do canal durava da manhã até as 20h30, sendo constituída de muitos desenhos que não se encontravam em outros canais.

                                         
        "As Trigêmeas" foi um dos mais populares do canal, estreando em 1998 e sendo exibido ao longo de toda década de 2000 na faixa da tarde. Conta a história de trigêmeas (dãh) que são enviadas para dentro de histórias de livros pela temível Bruxa Onilda e seu parceiro Coruja. A vilã de tão popular ganhou até um spin-off... Houve também um filme baseado na série: “As Trigêmeas e o Enigma de Don Quixote” (2005).


    "Historinhas de Dragões" traz Emília e Max como protagonistas. Estes, ao entrarem em contato com uma pedra, são transportados à terra dos dragões. Estreou em 2000 no Canal Futura, sendo exibido pelo meio da tarde. Fez certo sucesso na época, aparecendo inclusive com easter egg em "Click". Um dos destaques da animação era o universo onde se passava, sendo constituído de cenários como o desfiladeiro colorido, a floresta da escuridão, a caverna dos cristais, as montanhas três irmãs, etc.


    "Sagwa, a A Gatinha Siamesa", estreou em 2002 no canal, e trazia a história de uma família de gatos que pertenciam à realeza chinesa. A série também trazia Fu-Fu (o morcego) e o Mandarim como personagens relevantes.

Mandarim sendo o melhor personagem

    Geralmente era exibido no começo da tarde, com reprise às 19h30.


    Outro que fez sucesso foi "Madeline", exibido a partir de 2004 no horário da noite. Retrata o dia-a-dia de meninas em um internato católico em Paris. Um dos principais destaques era o uso de termos e expressões em francês.

    Enquanto a TV Cultura tinha "Cyberchase", o Futura "rivalizava" com o seu "Universo Blaster". Estreou em 2006 no horário noturno, perdurando até 2009. Num futuro distante, Blaster, CG (uma alienígena) e Mel (um cão-robô) enfrentam vilões no espaço...e aprendem matemática.


    Em 2007 estreou a "A Incrível Casa de Eva " na faixa noturna, que falava de forma bem ilustrativa sobre doenças. Na verdade eram dois programas distintos, um sobre enfermidades de verão, e outro sobre as de inverno, mas aqui foi tudo fundido em uma coisa só. Foi exibido até 2009.




    Por outro lado, "Mascotes Extraterrestres" foi esquecido pelo tempo, sendo transmitido entre 2008 e 2009. O enredo retrata Tommy, um garoto que vive em um farol com seus cinco alienígenas.



    Mas o canal também tinha produções próprias, sendo "Teca na TV", a principal delas. Estreou em 1997, possuindo quatro fases/temporadas distintas, com mudanças significativas entre elas. Teca é a única personagem fixa em todas as versões. Sua última temporada (2007-2009) trazia algumas esquetes animadas, com Bernard sendo a mais popular destas.


    Outra produção importante foi o "Mundo da Leitura", exibido a partir de 2005. Era um programa de fantoches estrelado por Gali-Leu, um gato que gosta de ler; Borralheira, a qual quer casar com o protagonista; e Ratazana, a vilã.


Esse desenho tinha até  drama

    Houveram muitas outras produções relevantes, como "Corduroy" (urso de pelúcia) e "O Patinho Feio". Além disso, o canal possuia uma identidade visual própria e marcante que tornavam até os intervalos interessantes. Sem falar nos miniprogramas, como "Alimente-se Bem" e "Com a Pulga Atrás da Orelha".

Compilado nostálgico de vinhetas

*Que fim levou
    Boa parte da programação infantil do canal foi extinta em 2010, inclusive havendo uma mudança na identidade visual clássica. O final definitivo se deu em 2016, com o término de "Mundo da Leitura". Este fenômeno ocorreu em todos os canais abertos, principalmente devido à legislação de 2010 quanto à publicidade infantil.
    Infelizmente,  tudo que restam são lembranças, a final carecem os registros daquela época. Enquanto isso, o Canal Futura não passa de uma sombra do que já foi, investindo em um outro público-alvo que nem eles sabem direito qual é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRASH no PS2

       Crash Bandicoot é um dos personagens de vídeo game mais conhecidos dos anos 90, chegando a rivalizar com Mario e Sonic e se tornando ...