sábado, 30 de novembro de 2024

Patch do Brasileirão para PS2

 O ano era 2006. O licenciamento de times e competições de futebol para games era algo complicado. Prova disso é que o WE/PES tinha apenas clubes estrangeiros (além do Caopolo). Um belo dia, você saía de casa em busca de jogos para o seu PS2, até que de repente se deparava com isto aqui nas bancas:

                                       
DVD obviamente original

    A alegria estava feita. Agora você finalmente poderia jogar um videogame de futebol com seu time de coração...Só que existia um pequeno detalhe: era uma hack de WE9 (PES), ou patch como ficou mais conhecido. Nos anos 2000, os patches de jogos de futebol eram comuns de serem encontrados em locadoras e bancas. Já que os jogos oficiais tinham apenas clubes estrangeiros, o negócio era fazer modificações caseiras. Surgiram várias versões traduzidas de cada edição do WE/PES/FIFA, com várias sendo atualizadas ano após ano. Alguns dos patches mais conhecidos foram os Brazukas, de 2002 a 2005, e o Bomba Patch, este último atualizado regularmente desde 2007.

    Obviamente surgiram muitas versões malfeitas, seja pelas narrações, pelas capas, pelas músicas escolhidas, ou por desnivelar os campeonatos, favorecendo um time ou jogador específico. E no meio de tanta bobagem, surge um dos maiores clássicos do PS2, o Brasileirão 2006.

    Assim que ligamos o jogo, já nos deparamos com uma capa "lindamente" editada.

                                       
A capa "previu" a final da Libertadores daquele ano (Inter x São Paulo) e a do Mundial (Inter x Barcelona)

    Outra coisa que se nota logo de cara são as músicas do título, as quais certamente foram escolhidas por alguém de cultura. Começa já com "Nirvana" da banda Elbosco, e segue com "2Pac" do Ghetto Gospel e "Ameno" do Era. 

    Ao jogar uma partida, nota-se a nostálgica narração japonesa, presente em patches mais antigos. Quanto à jogabilidade, é basicamente a mesma do jogo original. Bem fluída. Mas tem muitas faltas e é difícil marcar gols. De qualquer forma, a jogatina é agradável. Os gráficos, por sua vez, são bons para a época e permitem deformar o Ronaldinho Gaúcho de maneiras que um só um PS2 pode fazer.



    Algo que favorece jogo é o contexto futebolístico da época, com grandes nomes da história do futebol ainda na ativa, um verdadeiro encontro entre a antiga e a nova geração. Além disso, por ser um ano de Copa, o game possui uma opção especial baseada no mundial: o desafio Nippon 2006. Neste, você precisar se classificar para a competição utilizando a seleção japonesa.

    Em resumo, o patch do Brasileirão 2006 serviu como meio campo entre a era do Brazukas e a do Bomba Patch, marcando uma geração. Com certeza é um dos jogos esportivos mais icônicos (mesmo sendo um patch), sendo algo obrigatório na biblioteca de PS2 de qualquer gamer da época.

   


Que fim levou?

    Os patches de WE/PES em geral, começaram a perder força a partir de 2010, com a introdução oficial do PS3, sucessor do PS2 que era o principal console utilizado pelos criadores destas modificações. 

    A comunidade de patch basicamente sumiu a partir do PES2013, quando pela primeira vez o campeonato brasileiro foi totalmente licenciado para o game original.


#ps2 #anos2000 #nostalgia #brazukas #bombapatch #brasileirao2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRASH no PS2

       Crash Bandicoot é um dos personagens de vídeo game mais conhecidos dos anos 90, chegando a rivalizar com Mario e Sonic e se tornando ...