segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

A febre Naruto no Brasil

   Se nos anos 90 Dragon Ball era a referência de anime, nos anos 2000 este título foi para Naruto. O anime, lançado em 2002 no Japão, chegou a compor os "Big Three", grupo dos três grandes mangás da Shonen Jump daquela década, juntamente com One Piece e Bleach. Mas a grande febre, ao menos no ocidente, foi a série do ninja loiro.

Fonte: Animation Info

    Graças à Viz Media, o programa foi chegar nos EUA somente em 2005, e no Brasil só a partir de 2007.  Cinco anos depois do começo da exibição original, a qual já estava sendo encerrada para se dar início à fase Shippuden. Porém, quando finalmente veio para cá, chegou com tudo. Após a estreia do anime no Cartoon Network, em janeiro, logo veio o mangá no mês de maio. 

    Porém, Naruto só se tornou febre mesmo a partir de julho, quando passou a ser exibido na TV aberta por meio do SBT. Veja bem que naquela época, para algo se tornar popular tinha que passar em canal da parabólica. A fansbubs na internet até permitiam o acesso dos fãs brasileiros ao material, mas apenas para os otakus mais hardcore. O público casual assistia televisão, quando muito um canal fechado. Sendo assim, a transmissão do SBT, por volta do meio-dia, foi o que permitiu que Naruto chegasse ao patamar de Dragon Ball na cultura popular brasileira.

Abertura da 1ª temporada (Cartoon Newtork, 2007)

Abertura da 2ª temporada (SBT, 2007)

    Naquela época, nas escolas só se falava de Naruto. Na internet, surgiam fóruns e blog voltados ao tema, alguns inclusive especializados em adaptar o universo do anime em sistemas de RPG. Outro fator relevante é o grande potencial colecionável. Bandanas, símbolos, jutsus, e até as esquecidas cartas de batalha serviram para propagar o jeito ninja de ser. 

                                         
Kabuto apresentou as cartas de informação no Arco Chunnin, e ninguém nunca mais tocou neste assunto....

Shuriken Cards (2009)

    Além disso, o sistema de luta da fase inicial do animem, permitia que mesmo aqueles com níveis díspares de forças pudessem fazer frente, devido à variedade de estilos de luta. Este fato fez com que cada um pudesse criar os seus próprios estilos para fazer "lutinhas" nos intervalos do colégio. Para tal, até vídeo ensinando a reproduzir os selos de mão surgiram nos primórdios do YouTube. Por falar nisso, não se pode deixar de citar os AMVs icônicos e o vídeos contendo as BGMs do anime, ao velho estilo Movie Maker do Windows XP com imagens aleatórias da série. E sem falar das fanarts, mas é melhor não tocar neste assunto...

Música tema do Sasuke

Rock Lee vs Gaara, ao som de Linkin Park (2008)

Tutorial de como se fazer o byakugan (infelizmente não ensina como desfazer)

    Enquanto que para os fãs casuais tudo estava indo bem, para os otakus de plantão não era bem assim. As inúmeras censuras, cortes e edições causavam certa irritação no público mais atento (além da nostálgica abertura do "vai, vai, siga o Sol". Para alento destes, ainda em 2007 foi lançada a versão sem cortes da primeira temporada nos DVDs da PlayArte. A segunda temporada viria em 2008.

Censuras de Naruto no SBT

DVDs da PlayArte

    Voltando a 2007, a transmissão do SBT contava com estreias diárias. Todo dia era um episódio inédito, algo que no começo era um deleite, mas logo se tornou uma faca no pé. Com o tempo, e a demora da chegada dos novos episódios, logo vieram as intermináveis reprises. O anime chegava até o episódios 52 (final da segunda temporada) e regressava ao primeiro capítulo. Infelizmente, isto baixou um pouco o entusiasmo em torno da franquia ao longo de 2008. Por sorte houve a chegada oficial no ocidente do game "Naruto Ultimate Ninja" para PlayStation 2, algo que segurou a "vontade do fogo" até a estreia de mais episódios.


"Naruto Ultimate Ninja" (2003/2008)

    Isto só foi ocorrer em 23 de março de 2009, quando a terceira temporada finalmente chegou ao SBT no Bom Dia e Cia. A expectativa era tamanha, que até o Yudi arregalou os olhos quando vi que, ao meio-dia, viria uma nova leva de Naruto. Este fato retomou a força da franquia do país. Ainda no mesmo ano, chegou dublada a quarta temporada, o OVA "Missão - Proteger a Aldeia Oculta da Cachoeira!", e o filme "O Confronte Ninja no País na Neve". Além do mais, o mangá atingiu a fase Shippuden no Brasil.

Abertura da 3ª temporada (SBT, 2009)

Que fim levou?

    A "febre Naruto" continuou forte no país até 2011, quando foi exibida dublada a última temporada da fase clássica. Tendo em vista isto, o SBT encerrou as reprises do anime no final do ano, assim como o Cartoon Network. Além disso, a PlayArte (sabe se lá o porquê) interrompeu a coleção de DVDs do anime no episódio 156, com o lançamento do box da sexta temporada em novembro. Para completar, a Viz Media continua sua incompetência habitual, deixando o Shippuden para estrear somente em 2015.
    É verdade que Naruto ainda é uma marca popular no país, mas nada que se compare ao seu auge entre 2007 e 2011. Certamente foi uma época memorável para quem acompanhava o anime.


#naruto #sbt #anos2000 #nostalgia #narutosbt #bomdiaecia #yudipriscila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRASH no PS2

       Crash Bandicoot é um dos personagens de vídeo game mais conhecidos dos anos 90, chegando a rivalizar com Mario e Sonic e se tornando ...