Se nos anos 90 Dragon Ball era a referência de anime, nos anos 2000 este título foi para Naruto. O anime, lançado em 2002 no Japão, chegou a compor os "Big Three", grupo dos três grandes mangás da Shonen Jump daquela década, juntamente com One Piece e Bleach. Mas a grande febre, ao menos no ocidente, foi a série do ninja loiro.
Graças à Viz Media, o programa foi chegar nos EUA somente em 2005, e no Brasil só a partir de 2007. Cinco anos depois do começo da exibição original, a qual já estava sendo encerrada para se dar início à fase Shippuden. Porém, quando finalmente veio para cá, chegou com tudo. Após a estreia do anime no Cartoon Network, em janeiro, logo veio o mangá no mês de maio.
Porém, Naruto só se tornou febre mesmo a partir de julho, quando passou a ser exibido na TV aberta por meio do SBT. Veja bem que naquela época, para algo se tornar popular tinha que passar em canal da parabólica. A fansbubs na internet até permitiam o acesso dos fãs brasileiros ao material, mas apenas para os otakus mais hardcore. O público casual assistia televisão, quando muito um canal fechado. Sendo assim, a transmissão do SBT, por volta do meio-dia, foi o que permitiu que Naruto chegasse ao patamar de Dragon Ball na cultura popular brasileira.
Naquela época, nas escolas só se falava de Naruto. Na internet, surgiam fóruns e blog voltados ao tema, alguns inclusive especializados em adaptar o universo do anime em sistemas de RPG. Outro fator relevante é o grande potencial colecionável. Bandanas, símbolos, jutsus, e até as esquecidas cartas de batalha serviram para propagar o jeito ninja de ser.
Enquanto que para os fãs casuais tudo estava indo bem, para os otakus de plantão não era bem assim. As inúmeras censuras, cortes e edições causavam certa irritação no público mais atento (além da nostálgica abertura do "vai, vai, siga o Sol". Para alento destes, ainda em 2007 foi lançada a versão sem cortes da primeira temporada nos DVDs da PlayArte. A segunda temporada viria em 2008.
Voltando a 2007, a transmissão do SBT contava com estreias diárias. Todo dia era um episódio inédito, algo que no começo era um deleite, mas logo se tornou uma faca no pé. Com o tempo, e a demora da chegada dos novos episódios, logo vieram as intermináveis reprises. O anime chegava até o episódios 52 (final da segunda temporada) e regressava ao primeiro capítulo. Infelizmente, isto baixou um pouco o entusiasmo em torno da franquia ao longo de 2008. Por sorte houve a chegada oficial no ocidente do game "Naruto Ultimate Ninja" para PlayStation 2, algo que segurou a "vontade do fogo" até a estreia de mais episódios.
Isto só foi ocorrer em 23 de março de 2009, quando a terceira temporada finalmente chegou ao SBT no Bom Dia e Cia. A expectativa era tamanha, que até o Yudi arregalou os olhos quando vi que, ao meio-dia, viria uma nova leva de Naruto. Este fato retomou a força da franquia do país. Ainda no mesmo ano, chegou dublada a quarta temporada, o OVA "Missão - Proteger a Aldeia Oculta da Cachoeira!", e o filme "O Confronte Ninja no País na Neve". Além do mais, o mangá atingiu a fase Shippuden no Brasil.
Que fim levou?
#naruto #sbt #anos2000 #nostalgia #narutosbt #bomdiaecia #yudipriscila
Nenhum comentário:
Postar um comentário