O hoje onipresente YouTube mudou muito deste sua fundação. Nos anos 2000, antes da higienização da plataforma, das grandes empresas tomarem conta, do YouTube Kids, do YouTube Premium, do "adpocalipse", e de outras tendências irritantes, enfim, quando a internet ainda vivia no velho oeste, o Youtube era completamente diferente.
Precisamos voltar lá para 2005, quando três caras aleatórios criaram o Youtube e lançaram o primeiro vídeo da plataforma ("Me at Zoo"), a hospedagem de vídeos na internet ainda era muito descentralizada. Quando se clicava na aba "vídeos", você poderia encontrar diferentes sites ofertando variados conteúdos. O YouTube mudou tudo. Com o passar dos anos, qualquer um poderia lançar seu vídeo na internet, e quem quisesse encontrar algum conteúdo, obrigatoriamente passaria pelo Youtube.
Interface do YouTube em 2005
Foi a partir de 2006 que o site começou a se popularizar. Naquela época, a plataforma era composta basicamente de vídeos aleatórios com resolução de 360p (padrão de câmera digital). O que os internautas mais queriam era gravar um vídeo que se tornasse viral e aparecesse na televisão. Fazer 1 milhão de views era digno de reportagem, enquanto que hoje é necessário atingir 1 bilhão.
Típico vídeo da época. O vídeo original do "Numa Numa" (2006) se tornou um dos primeiros virais do Youtube
"Charlie bit my finger" (2007)
Dramatic Look (2007)
As pessoas, em média, não seguiam youtubers, ao invés disso, elas iam atrás de vídeos. Embora existissem algumas exceções como o Guilherme Zaiden (primeiro youtuber brasileiro) e o Zé Graça.
"Diário de um Emo - Primeiro Emprego" (2008) , de Guilherme Zaiden
"Comercial Japonês Doido", do Zé Graça
Já nos primeiros do YouTube eram comum vídeos musicais tais como AMVs e remixes. Eram vídeos mais simples, geralmente feitos com o Movie Maker do Windows XP, sendo que uma das marcas desta época é justamente a introdução e os créditos com a tela azul. As músicas mais utilizadas eram "Bodies (Swimming Pool)", "Dragonstea din tei (O-Zone)" e as da banda Linkin Park. Um anime popular para vídeos do tipo era Naruto.
"Devil Kirby AMV" (2006)
"Rock lee vs Gaara - Linkin park" (2008)
Ainda nesta questão musical, eram comuns os sparta remix, que eram mashu-ups baseados na cena "This is Sparta" do filme 300. Este tipo de vídeo surgiu em 2007.
"Squidward has a screaming sparta remix!" (2009)
Interface do YouTube em 2007
Como já foi dito antes, o Movie Maker era o principal software de edição utilizada, sendo uma marca registrada do período. Muitas produções eram apenas um sequências de imagens com uma música ao fundo e alguns textos colocados em cima. Este formato era o mais comum para vídeos que traziam uma canção como tema principal.
"future gen. consoles wii2 ps4 xbox720?" (2008)
"Jeff the Killer" (2008)
"Hinata Theme Song" (2008)
No que se refere a vídeos de jogos, as gameplays costumam não ter narração, apenas a jogatia. Detonados, TAS e Walktrough eram tipos abundantes. Como esquecer daqueles vídeos mudos em 240p com a marca d´água "UnregistredHypercam". Como em toda regra há uma exceção, um caso clássico seria o já citado Zé Graça, o qual volta e meia perdia o seu canal e precisava recomeçar do zero. Ele teve não sei quantos canais diferentes nesta época.
"Mario na fase do cogumelo do sol tunado", do Zé Graça
E por falar em games, sem sombra de dúvida o tema mais comum da internet daquela época era o Super Mario. Boa parte dos vídeos publicados tinham alguma coisa a ver com narigudo, pode-se dizer que o personagem dominava o antigo YouTube. Aí eram remixes, fanimations, gameplays, hacks, fanarts, animações oficiais, bloopers, etc.
"Super Mario world bloopers" (2007), este vídeo costuma ser engraçado...
"Mario Hii - Numa Numa" (2007)
"Yoshi's Island Eggventures - 01 - Snegg Attack" (2009)
Outro personagem recorrente era o Bob Esponja, afinal de contas é o desenho mais popular dos anos 2000.
"Bob Esponja e Death Note" (2008)
"Bob Esponja na China" (2008)
"SpongeBob Hemppants" (2008)
Este era um lado obscuro daquele época, como não havia muitas questões de direitos autorais no YouTube, as pessoas podiam procurar episódios de séries e desenhos na própria plataforma com mais facilidade. No meio disso, era normal uma criança ir em busca de sua animação favorita e acabar se deparando com versões adultas feitas por fãs, como o Bob Esponja drogado ou mesmo os infames YouTube Poop BR. Este tipo de vídeo já foi comentado aqui no blog (link), mas em resumo é o uso de edições pesadas em conteúdos já existentes com o intuito de gerar humor ou simplesmente irritar o expectador.
"SÓ UMA MORDIDA (2009), segunda vez que uso este poop de exemplo
"MADRUGA IN THE DARK.wmv" (2009)
Uma praga do YouTube daquela época era os tais jumpscares, os famosos vídeos de sustos (também já tem post disso). E junto deles, os vídeos de supostas mensagens subliminares.
"Mensagem subliminar no jogo Super Mario World" (2009)
Enfim, esta época mais simples acabou ficando para trás. Só o que resta é reassistir os vídeos antigos, ou pelo menos o que sobrou deles, já que muitos foram excluídos ou derrubados pelo próprio YouTube.
Interface do YouTube em 2009
Que fim levou?
Estes tipos de vídeos continuaram predominantes até 2011, mais ou menos. A partir de 2012, o YouTube já estava se profissionalizando, com a monetização se tornando algo mais abrangente. No final do ano, "Ganganam Style" se tornou o primeiro vídeo a atingir 1 bilhão de views, elevando o padrão de viralização a outro nível.
Nos anos seguintes, o processo de centralização e higienização do YouTube se intensificou, tendo em vista a chega das grandes empresas à plataforma. Com isso, vieram todos os males atuais, como anúncios excessivos, clickbaits, YouTube Kids, pacotes premium, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário