Nos anos 2000, havia uma tendência de a cultura pop se inclinar ao "dark". Não é de se estranhar que o rock estava em alta naquela época. Dentro deste contexto, se viu a ascensão de um tribo urbana que tem suas origens nos anos 80, os emos.
Seguindo o tal ciclo de repetição de vinte anos, os emos tomam conta da cena num momento de nostalgia pela década de 1980. Ambos os movimentos eram conhecidos pelo uso de preto e o estilo irreverente e mórbido. A diferença é que os emos tinham o hábito de olhar para a lua e chorar....Brincadeiras à parte, a nova tribo urbana se destacava pelas emoções mais à flor da pele (e franja), e pode ser considera como o último movimento juvenil baseado no rock, antes do gênero entrar em declínio na década seguinte.
Algo curioso de ser citado é que a música emo propriamente dita, a qual se constitui como uma variação do rock, teve bandas legítimas mais para o começo da década. Enquanto a tribo se popularizava, o número de bandas do gênero decaiu, ao passo que surgiam outros grupos que se denominavam emos mas não eram realmente deste estilo musical. Também ocorria de bandas típicas do gênero não quererem mais serem associadas a esta tribo urbana, tendo em vista o rótulo negativo que os emos estavam recebendo.
No Brasil, o movimento chegou em 2003 na cidade de São Paulo, e ao longo dos anos seguintes, o Orkut se tornou um dos principais pontos de encontro e divulgação da cultura emo. Afinal, emo não é uma fase, mas um estilo de vida. A reação negativa de parte da população levou ao pouco desenvolvimento de bandas emo nacionais, porém isto não impediu que a tribo se espalhasse entre a juventude. Prova disto é o fato de que Guilherme Zaiden, considerado o primeiro youtuber brasileiro, iniciou sua trajetória em 2006 com os vídeos de sucesso da série "Diário de um Emo", os quais consistiam em vídeos de humor sobre o tema (exemplo no começo do post).
Na cultura pop, a subcultura emo e outros estilos relacionados ao sombrio e ao mórbido acabaram influenciando filmes, séries e músicas. No campo sonoro, os jovens voltaram a apreciar rock, não só aqueles considerados emo, mas também os estilo mais "metaleiros". Às vezes gerava-se certa confusão sobre quais bandas era emo, e quais eram de outros tipos de rock.
Logo, se viu a presença de personagens emos em produções da época, especialmente em desenhos animados.
Assim como todas as tribo urbanas, uma hora eles iriam sair do "mainstream". Já em 2010, os emos estavam perdendo popularidade entre os jovens, sendo "substituídos" principalmente por hipsters. As principais causas para o declínio incluem a reação anti-emo, originada das supostas relações deste grupo com depressão, automutilação, e sensibilidade extrema. Esta reação levou às fissuras com os góticos, os quais não queriam se ver associados com a "modinha", e a mudanças em bandas que passaram a evitar o rótulo emo. Além do mais, houve um redução no interesse da juventude pelo rock.
#anos2000 #nostalgia #emo #orkut #emosanos2000 #homemaranhaemo
Nenhum comentário:
Postar um comentário