Sim, eu sei. Super Mario World é um jogo dos anos 90, e este é um blog sobre os anos 2000. Porém, o game possui certa relação com o conteúdo do "Crônicas do Milênio", já que o advento da internet permitiu que os jogadores realizassem o antigo sonho de ver mais jogos no estilo de Mario World. A Nintendo, infelizmente, nunca mais fez algo parecido, mas o hackers, a partir da introdução do Lunar Magic em 2000, puderam editar o jogo original das formas mais inacreditáveis.
O Lunar Magic foi criado pelo japonês Fusoya, e após sua introdução, algumas hacks começaram a bombar pela internet. No entanto, como a maioria das pessoas não sabiam da existência deste programa, o púbico em geral ficava confuso, pensando ser conteúdo original. Não só isso, como alguns desenvolvedores deliberadamente faziam modificações e as promoviam como sendo conteúdo original, a fim de enganar os demais.
A primeira hack a se popularizar foi criada em 2003 pelo próprio Fusoya, e tinha o objetivo de mostrar todo potencial do Lunar Magic. "Super Demo World: The Legend Continues" fez certo burburinho em meados dos anos 2000, sendo frequentemente compartilhada no Orkut, em uma época em que transferir roms não era combatido pelas grandes empresas (leia-se Nintendo). O game apresentava 120 saídas, em oposição às 96 do original, tendo um grande fator replay. Incluía todo tipo de power-ups, blocos, cenários e outros elementos retirados de Donkey Konk Country, Super Mario Bros. 3, e outros. Infelizmente, tinha uma dificuldade do cão, "trollando" o jogador em vários momentos (como um nível específico em que é preciso morrer para conseguir avançar).
Em 2007, surgiu um vídeo no YouTube que enganou muitas pessoas. Tratava-se de um suposto power-up chamado "Laser Suit", o qual poderia ser desbloqueado na fase "Top Secret Area" ao bater a cabeça entre dois blocos. Chega a ser cômico o número de pessoas que passou horas e horas batendo a cabeça para desbloquear um segredo que nunca existiu. Este tipo de coisa não acontece hoje em dia...
Ainda no mesmo ano, foi lançada "Mario Kaizo", uma hack que buscava ser o mais infernal possível. Sua dificuldade era tanta, que desde então as hacks feitas para serem difíceis (quase impossíveis) entram no gênero "Kaizo". Era um desafio comum apresentar uma gameplay deste jogo no final dos anos 2000, ou mesmo de outras fases impossíveis criadas no período (vide o Zé Graça).
Já em 2008, surge aquela que por muito tempo foi considerada a mais completa das hacks de Mario World: "Brutal Mario". Trazia gráficos e sprites de tudo quanto é jogo da Nintendo, possuia uma diiculdade brutal, sem falar nos bosses que eram o ponto alto da jogatina. Eram referências a Yoshi´s Island, Donkey Kong, Mega Man, Kirby (um dos vilões do jogo), Final Fantasy, Chrono Trigger, enfim...
Ainda no mesmo, foi lançado um vídeo que se tornou relativamente popular na época (como pode ser ver, o YouTube dos primórdios era cheios de vídeos do Mario). "Kumikyoku ´Nico Nico Douga´ Automatic Mario" trazia uma hack feita para sincronizar com certas músicas, na qual o Mario era conduzido automaticamente ao longo das fases de forma a interagir com os sprites e gerar sons que entrassem em sintonia com a trilha. Vale a pena dar uma conferida caso nunca tenha visto.
Já para o final da década, com um acesso maior ao Lunar Magic, as pessoas começaram a criar seus próprios níveis e mapas, e postá-los no YouTube.
Que fim levou?
Os hacks de Mario World passaram a se organizar em torno da comunidade SMW Central. As hacks continuam comuns até os dias atuais, com muitas sendo criadas e alimentando o fórum principail até os dias de hoje. O que mudou mais foi a percepção do público, já que nos anos 2000, a maioria não conhecia o Lunar Magic e não possuia tanta distinção com relação à veracidade dos fatos encontrados na internet. Era como televisão, se está na internet então é verdade.
Outra questão importante é o fato de a internet ter se torno mais corporativa, com um combate maior ao conteúdo criado por fãs (leia-se Nintendo). Além do mais, a saturação de hacks acabou tirando um pouco da magia inicial, mas isso é uma questão mais subjetiva....
Bônus Especiais
Nenhum comentário:
Postar um comentário