Em 24 de janeiro, o Orkut foi lançado nos Estados Unidos. Por mais que tenha conseguido certa audiência estrangeira nos primeiros anos, quem viria a ser o maior utilizador seria o Brasil, chegando a ter mais de 30 milhões de usuários.
Sendo assim, a versão portuguesa do Orkut estreou em 5 de abril de 2005, possibilitando que já em 2006, a rede social se popularizasse no país, se tornando a primeira do tipo a cair no gosto dos brasileiros. Este sucesso foi tamanho que a sede da empresa foi transferida para o Brasil em 2008.
No começo da rede social, esta não era aberta ao público, sendo necessário o recebimento de um convite. Esta estratégia gerava um ar de mistério, e contribuiu para o sucesso do Orkut, especialmente no Brasil.
Um dos principais atributos do Orkut, e o motivo pelo qual ainda defendo esta rede frente às modernas, é a existência de comunidades. Estas, geralmente com títulos engraçados e pretenso ar de solenidade, possibilitavam a criação de tópicos, as quais facilitavam o acesso ao conteúdo da comunidade de forma mais organizadas que os grupos e correlatos das novas mídias. Algumas das principais podem ser vistas abaixo:
Uma das funcionalidades mais originais eram os scraps, espécie de mural de mensagem, no qual os amigos deixavam recados. Você tinha a opção de deixar tudo ali para todos verem, ou simplesmente apagar (leio, respondo e apago).
Infelizmente não haviam mensagens privadas, então era isso ou ou optar pelos depoimentos, os quais seria declarações públicas deixadas no perfil do usuário, mas que poderiam ser utilizadas para driblar esta situação, já que precisavam ser aprovadas pelo dono do perfil antes de serem publicadas. Assim, conversas íntimas poderiam ocorrer, desde que o usuário não aprovasse as mensagens recebidas. Por outro lado, haviam aqueles que disputavam o topo da lista de depoimentos, a fim de mostrarem que eram mais importantes para aquela pessoa.
Também cabe citar a "sorte do dia", frase motivacional deixada pelo próprio Orkut ao abrir a rede social.
Podia-se ver quem visitou seu perfil, algo que faz falta hoje em dia.
Os usuários poderiam ser categorizados uns pelos outros como "legal", "confiável" ou "sexy", construindo assim a sua reputação. Outro indicador de popularidade era o número de fãs. Ambas as métricas geravam competição entre os amigos.
Porém, a parte mais legal eram os jogos, entre eles o BuddyPoke, jogo em que podia criar um avatar com a própria aparência e interagir com os dos outros, além do clássico Colheita Feliz, o qual dispensa apresentações.
Em 29 de outubro de 2009, o Orkut passou por uma grande reformulação, a qual ficou conhecida como o Novo Orkut. Foi feita uma grande campanha de divulgação, e somente aqueles com os convites poderiam acessar esta versão. Com o tempo, o Novo Orkut foi disponibilizado ao grande público. Algumas das principais novidades era a integração com o Google Talk (um chat), adição de um feed de notícias, e a possibilidade de personalizar as cores e o tema do perfil, mudando do tradicional azul para amarelo, rosa e vermelho, além dos vários novos modelos de perfis (Natal, Ano Novo), etc.. Antigamente, isto era possível somente com o uso de extensões duvidosas, as quais não permitiam que os demais usuários visualizassem as modificações.
*Que Fim Levou
O Orkut começou a perder usuários em massa no ano de 2011, finalmente sendo ultrapassada pelo Facebook, em dezembro do mesmo ano, e pelo Twitter, em 2013. Foi desativado em 30 de setembro de 2014.
*Bônus Especial
-Sugestão de leitura: https://www.tecmundo.com.br/infografico/8273-o-tamanho-do-orkut-no-brasil.htm
Este artigo de 2011 comenta sobre o sucesso da rede no Brasil e profetiza que a relação de sucesso entre o país e o Orkut ainda perduraria por muitos anos. Algo curioso e até meio melancólico de ser ler hoje em dia, tendo em vista que em apenas três anos a rede foi simplesmente extinta, resistindo apenas nas memórias.
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