segunda-feira, 26 de maio de 2025

O Velho YOUTUBE....

 

Coleção com vários vídeos clássicos da época de ouro do YouTube (2005-2011)

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segunda-feira, 19 de maio de 2025

Yume Nikki: mistérios

  Yume Nikki é um RPG desenvolvido no Japão (como não poderia deixar de ser), sendo um dos jogos indie mais influentes da história, rendendo muitos fangames e chegando a ser considerado como um dos melhores do tipo.


  O jogo foi criado em 2004 por Kikiyama, um japonês isolado do qual ninguém sabe muita coisa com muitos chegando a cogitar que ele morreu no terremoto de 2011. Este, munido apenas de um RPG Maker 2003, uma das versões mais clássicas do software, criou um game diferente de tudo que se tinha antes. Se constituía de um horror surrealista que acompanha os sonhos (e pesadelos) de Madotsuki, uma garota que não sai de seu apartamento. E daí surge a originalidade deste game, ele não tem história, quase não possui jogabilidade, e seus cenários são abstratos Desta forma, a protagonista percorre imensos locais vazios com alguns poucos elementos que talvez não signifiquem nada, representando uma verdadeira experiência onírica. No meio do algum existem algumas cenas mais sinistras e uns leves jumpscares, mas o vazio é o que proporciona o verdadeiro entretenimento.


  Yume Nikki inicialmente foi postado no 2chan, recebendo mais notoriedade a partir de uma tradução para o inglês e do lançamento da última versão disponível, em 2007. Depois disso, seu criador, que já era quase anônimo, desapareceu.

  Nos anos seguintes, vários fangames foram baseados neste RPG, incluindo uma sequência não-oficial: Yume 2kki (2007). Ainda hoje surgem teorias tentando explicar sobre o que é o jogo, acredita-se que a protagonista tenha sofrido algo traumático, mas não se sabe o quê.

 

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segunda-feira, 12 de maio de 2025

Miguxês

   A internet possui o seu próprio sistema de escrita, e o miguxês foi uma variante do internetês, muito utilizada nos anos 2000 (felizmente abandonada).

Emo falante de miguxês

  O internetês surgiu como uma forma de agilizar a escrita na internet, utilizando abreviações e omitindo acentos. Algumas expressões caíram em desuso, tais como "tc" (teclar) e  "Koapkoapkoap" / "kpkpkp" (risada). Outras continuam a ser utilizadas até hoje, a exemplo de "vc" e "pq".

  O miguxês (também conhecido como mIgUxEiX ou fofolês) surgiu nos anos 2000 como uma suposta evolução do internetês clássico, mas ao invés de encurtar as palavras, fez justamente o contrário. Recebe esse nome porque teoricamente deixa a escrita mais "fofa", imitando o linguajar infantil.

Comunidade de miguxês no Orkut

  Depois veio o neo-miguxês, o qual faz uma alternância entre letras maiúsculas e minúsculas, talvez por questões estéticas. Veja um exemplo abaixo (fonte):

Português correto: “Eu tenho saudades de sair com o meu amor.”.

Miguxês: “eu tenhu saudadis d sai kom u meu amor.”.

Neo-Miguxês: “eU tEnHu SauDaDixXx di sAi kUm U Meu AMoR.”

  Esta escrita era comumente utilizada por adolescentes do sexo feminino, sendo mais uma forma de identificação com uma tribo da internet do que uma forma de facilitar a vida (porque realmente não ajuda em nada, leva-se mais tempo para entender coisas básicas).

  Aproveitando o tópico, outras formas de linguagem comuns na internet dos anos 2000 eram o tiopês, o qual consistia em escrever propositalmente errado (cerumano, comofas, concegi, corrão), e o 1337 (ou Leet), linguagem utilizada por hackers para driblar os sistemas de chats, possibilitando discutir temas mais pesados. Exemplos abaixo (fonte):

F1c4 35qu15170, m45 d4 p4r4 3n73nd3r. 0u n40?

|=1(@ 3$q|_|1$1+0, |\/|@$ [)@ |*@|2@ 3|\|+3|\|[)3|2. 0|_| |\|@0?

Fica esquisito, mas dá para entender. Ou não?

*Que fim levou?

  O miguxês perdeu força no começo dos anos 2010, tendo em vista a falta de praticidade e o fato de estar muito ligado a uma tribo específica da internet. O mesmo vale para o tiopês.

   O leet, por sua vez, perdeu força já na virada da década, já que com o tempo qualquer um poderia decifrar seu significado.


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segunda-feira, 5 de maio de 2025

Pica-Pau (Record, 2007)

   Pica-Pau dispensa apresentações, sendo o desenho há mais tempo exibido na TV brasileiro, inclusive mais popular aqui do que em seu país de origem. Passou por várias emissoras, mas sem dúvida uma das exibições mais conhecida foi a da Record em 2007.

Exibição em outubro de 2007

  O que há de especial nesta exibição? Não sei, talvez a nostalgia, ou o horário (começo-metade da tarde), mas enfim. Os direitos do desenhos pertenciam à Globo, a qual não renovou o contrato. Desta forma, a Record adquiriu o desenho no final de 2006, se tornando o principal tapa-buraco da emissora, de forma semelhante ao que ocorreu com o Chaves no SBT.

  Os primeiros meses contavam com o Novo Pica-Pau na faixa das 18h. Porém, a série clássica estreou no dia 12 de fevereiro de 2007, às 12h45, substituindo o antigo "Clube do Terror". Inicialmente o programa era sucedido por "Hércules" e "She-Ra", logo passando a alternar de posição com "Todo Mundo Odeia o Chris", formando uma dobradinha clássica.

Estreia do (Novo) Pica-Pau na Record, em 2006

  Ao longo daquele ano, Pica-Pau seria empurrado para as 13h15, e depois para as 15h, com alguns momentos no final de tarde.

  Esta exibição marcou o ápice da audiência do Record Kids, período este que durou até 2008.

  Neste mesmo ano foi lançada uma coleção de DVDs da série, a qual contava com alguns episódios perdidos, os quais não eram exibidos na Record por inúmeras razões. Depois de tantas reprises, foi um alívio ver um episódio que muitos sequer conheciam "Uma Aventura no Supermercado". Existia a lenda de que este havia sido cortado devido a uma cena em que Pica-Pau aparenta estar desmembrado, mas tal teoria não procede. O motivo se deu à má conservação da fita original, a qual pertencia ao SBT e sequer foi repassada à Globo.

  Outros episódios perdido incluem "Os Três Pica-Paus", "A Observadora de Pássaros", e "Dany Escovinha Enfrente Pica-Pau". Por outro lado, nesta época se teve o retorno de "Trechos Musicais de Chopin", exibido entre 2006 e 2007.

*Que fim levou?

  Pica-Pau passou por queda de audiência a partir de 2009, com as inúmeras reprises desgastando o desenho. Na década de 2010, ocorreram muitas instabilidades no que se refere às censuras. Por fim, a série parou de ser exibida em 2024.


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segunda-feira, 28 de abril de 2025

De Volta a 2005

    Já fazem 20 anos que 2005 passou... Hoje vamos relembrar como eram as coisas naquela época.


  A Nokia reinava absoluto. Neste ano foi lançado o celular mais vendido da história, o Nokia 1110, um dispositivo clássico e com preço acessível. 
  Nesta época, quase todo adolescente possuía um desses, embora utilizado basicamente para ligações, além de vir com algumas funções extras como o icônico "jogo da cobrinha".
  Se você fosse mais abastado, poderia contar com algo um pouco mais sofisticado, como o LG Chocolate, o qual possuía tela colorida, câmera de 1,3 megapixels, rádio e MP3 player.
  Porém, se você fosse criança provavelmente não teria o que fazer com um celular, no máximo um de brinquedo. 
Aí ai ai I'm ur little butterfly

  Neste contexto, os computadores pessoais Estavam mais consolidados, e o sistema líder absoluto era o Windows XP. Com ele, o design antigo do Office (que vinha com Clippy, o assistente), o já descontinuados Movie Maker e Windows Media Player, e o hoje injustiçado Internet Explorer 6.


  E por falar em computador, a internet daquela época era realmente curiosa. A Web 2.0 estava chegando, e com elas novas ferramentas, como o Orkut que já estava ganhando força. Fora isso, a net era descentralizada, cheia de fóruns, blogs e sites dos mais variados. Para se ter uma ideia, nem o Google era padrão, já que o Yahoo brigava parelho com este. E-mails existiam aos montes: Yahoo Mail, Hotmail, BRTURBO, Gmail, etc.
  2005 foi o ano de lançamento do YouTube, mas este obviamente não era muito conhecido ainda (ao menos no Brasil).
  Para o envio de mensagens, a principal opção era o MSN Messenger.

  Sem falar que a internet discada era a mais comum.
  A televisão ainda era o meio preferido do público, de forma que a TV Aberta tinha muito mais opções que hoje em dia. Eram 5 emissoras grandes (a Rede TV ainda era forte) e mais um punhado de concorrentes com boa audiência que poderiam agradar todos os gostos, especialmente as crianças (Cultura, Futura, TV Escola, TVE, TV Brasil, Rede Vida, etc.). Desta forma, a briga por audiência era mais acirrada, fazendo com que houvessem mais canais de qualidade.


  Ainda existiam programas como Bom Dia e Cia, TV Globinho, Vídeo Show, Alô Brasil, entre outros. O Caldeirão era do Huck, e o Domingão do Faustão. Outro aspecto interessante eram as vinhetas daquela época tendiam ao 3D, e possuíam mais vida que o minimalismo atual.

    Os desenhos mais populares da época eram Bob Esponja (e a expctativa pela estreia da quarta temporada) e Ben 10. Mais haviam outros relevantes, tais como Billy e Mandy (lembra das garrafinhas de Schin?), KND, Avatar, Kim Possible, O Que Há de Novo Scooby Doo?, etc.
    E toda esta programação era acessada especialmente com televisores de tubo prateados, conectados a uma parabólica da Century.

  Quanto à música, haviam variadas formas de escutá-la. Discmans e MP3 players coexisitiam, e era comum a compra de porta-CDs para acomodar a coleção. Tudo estaria completo com um Microsystem.

    E algo que estava fazendo sucesso nesta época era o Crazy Frog....

  Este Crazy Frog era comum em um daqueles DVDs de Clipes Animados, e por falar em DVDs... Estes discos eram a principal forma para existir filmes, amplamente disponível em videolocadoras. Naquela época eles vinham com muitos recursos extras, tendo em vista a concorrência para com o VHS que ainda existia. Os melhores eram os da Disney.

  A Disney podia arrebentar no mercado de vídeo, mas no cinema que mandava as cartas era a Dreamworks. Naquele ano, em específico, seu maior lançamento foi o primeiro "Madagascar".

    Também houveram alguns filmes stop-motion em 2005, tais como "Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais" e "A Noiva Cadáver".

Dona Gigi

    Filmes de fantasia eram sucesso na época, alguns exemplos incluem "Harry Potter e o Cálice de Fogo", e "Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa".
    Quanto aos jogos eletrônicos, Icy Tower era uma modinha comum entre os jogos pra PC. Nos consoles, o PlayStation 2 dominava absoluto com títulos como Guitar Hero, God of War, e Winning Eleven 8. Este último nã vinham com a liga do Brasileirã, então era comum os patches, tais com o Brazukas.
    O time mais forte da época? O São Paulo, campeão do mundo em cima do Liverpool. O melhor jogador? Ronaldinho Gaúcho, do Barcelona.


  E para não sair muito do tópico dos games, é preciso destacar a importância das revistas de games (Digerati, por ex.). Elas traziam informações que não se encontravam nos grandes meios. Como a internet ainda era lenta e pouco explorado, as revistas cumpriam o papel de atendar aos nichos, e as de jogos geralmente vinham com CDs, os quais continham centenas de games em flash.

    À exemplo das revistas, publicações impressas como livros e jornais eram abundantes, ao contrário do que ocorre na atualidade.
    Por fim, cabe relembrar a icônica nota de 1 real, a qual parou de ser fabricada naquele ano.

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segunda-feira, 21 de abril de 2025

Nostalgia: Icy Tower

 

  Icy Tower é um jogo de PC simples, no qual o protagonista precisa subir à torre o mais rápido possível. Foi lançado em 2001, sendo uma das principais modinhas dos anos 2000. Houve um momento que isto chegou a vir instalado no Windows.



  A cada 100 andares o material do chão mudava, podendo ser pedra, gelo, madeira, etc. O principal objetivos dos jogadores era chegar ao final da torre, o que é  impossível pelo fato de ser um jogo infinito.

0 - 99: Pedra
100 - 199: Gelo
200 - 299: Madeira
300 - 399: Metal
400 - 499: Goma de mascar
500 - 599: Osso
600 - 699: Vinhas
700 - 799: Tubulação
800 - 899: Nuvem
900 - 999: Arco-íris
+1000: Vidro

  Quanto aos personagens, a versão clássica possuía apenas Harold, the Homeboy. A partir da versão 1.2 foram adicionados mais dois: Disco Dave e Template. Wild Jane e Jungle Jane estrarem respectivamente nas versões 1.5 e 1.5.1.

  O jogo se popularizou especialmente entre 2006 e 2008, a ponto de receber um port para celular em 2008 (limitado, mas existe) e para o Facebook em 2009.

*Que fim levou?
  Recebeu um continuação em 2012, o Icy Tower 2, lançado para iOS e Android. Infelizmente, foi esquecido ao longo do tempo.


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segunda-feira, 14 de abril de 2025

JOGOS antigos de FLASH

   

  Os jogos de flash eram umas principais saída para quem quisesse jogar na lenta internet dos anos 2000. Seja em casa ou nas aulas de informáticas da escola, eles eram incrivelmente versáteis para os padrões épocas. O que não faltavam eram opções de sites (iGuinho, AulaVaga, ClickJogos, Racha Cuca, Danny Pink, Papa Jogos, etc.).

Click Jogos, o mais popular

AulaVaga, o mais educativo


  E se não fosse na internet, ainda haviam CDs que vinham com revistas de games e traziam centenas (ou até milhares) de jogos do tipo. Um exemplo é a Digerati, da qual você pode saber mais neste post.

    A maioria dos jogos obviamente eram para crianças, mas traziam dinâmicas únicas e instigantes. Um exemplo seria o Raft Wars, o qual envolvia uma batalha épica de dois irmãos tentavam defender sua jangadas de invasores. 

  Haviam jogos mais complexos e hoje em dia certamente seriam lançados como indie. Um exemplo é Harry the Hamster 2 (2006), que implicava na exploração do mapa-mundi em busca de peças de um disco de ouro egípcio.


  Era comum que as produtoras apostassem em personagens conhecidos e fizessem seus jogos não-oficiais. O que não faltavam eram games falsos do Mario...

Super Mario Revived (2007?)

  Aproveitando-se desta facilidade, haviam empresas que faziam jogos temáticos de seus produtos, como foi o caso do cereal Froot Loops.

Froot Loops: Black Beak's Treasure Cove! (2007)

  Um que você deve ter gastado muitas horas certamente foi o "Jogo Mais Difícil do Mundo" (2007).


*Que fim levou?

  Os jogos flash ainda eram uma opção comum no começo dos anos 2010. Porém, a queda do Adobe Flash frente ao HTML 5 (culpa do Steve Jobs) fez com que a empresa encerrasse o suporte em 2020. Com isso, muitos jogos em flash foram perdidos, restando o que foi preservado em acervos como o Internet Archive e o Flashpoint (este é um emulador).

  De toda forma, o interesse por este tipo de game já estava em declínio há alguns anos, muito devido ao aumento da velocidade da internet e do poder de processamento dos PCs, além da popularização dos smarthpones.

*Bônus Especial

-Veja mais sobre os jogos em flash que vinham nos CDs de revistas (aqui)


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Desculpe, mas, cortou a onda do imperador

    Enquanto que os anos 90 foram povoados por animações musicais épicas e melodramáticos, os anos 2000 virão a ascensão da comédia escracha...