Nos anos 2000, a internet e programas de edição mais acessíveis (Movie Maker) permitiram que pessoas de mente deturpada finalmente pudessem expressar sua criatividade. E é aí que surgem os YouTube Poop (YTP), quando piadas internas puderam ser compartilhadas com o mundo. Basicamente os YTP são edições extremas de conteúdos já existentes, geralmente animações, de forma que gere algo engraçado e completamente desvirtuado de seu contexto original. Os principais recursos eram a sobreposição de elementos (memes) em cima da imagem original, cortes secos para tentar fazer os personagens dizerem outra coisa, mashup com outros conteúdos, etc.
O primeiro poop surgiu antes do próprio YouTube, sendo postado em 22 de dezembro de 2004 com o título "The Adventures of Super Mario Bros. 3 REMIXED!!!" Era chamado de poop pelo próprio criador por causa da baixa qualidade intencional de edição (Movie Maker).
Dois anos depois, em 27 de novembro de 2006, o vídeo foi publicado no YouTube e renomeado para "I'D SAY HE'S HOT ON HOUR TAIL". Isto abriu a caixa de Pandora e iniciou a era dos YTP. Era comum se pesquisar alguma coisa na internet e acabar se deparando com um vídeo desses ao invés do desejado. Então, muitos "poopers" criavam este conteúdo apenas para irritar.
O alvo preferido era o Mario, tanto os desenhos animados quanto as cutscenes do CD-i. Além dele, também eram comum os poops baseados em Zelda (para CD-i), As Aventuras de Sonic, e Bob Esponja.
Em 2007, foi publicado um dos YTP mais influentes já lançados: "What is Spaguetti?", o qual ajudou a popularizar o gênero.
"Youtube Poop - What is Spaghetti?" (2007)
Existia também uma variação dos YTP concentrada apenas em vídeos musicais, nos quais algum personagem era editado e remixado até soar como se ele estivessem cantando uma música. Este tipo de poop era chamado de YTPMV (YouTube Poop Music Video).
"Hop! Hop! Pingas Lift" (2009)
Além disso, também eram comuns os sparta remix. Não é bem um YTP, mas está na mesma seara.
"Squidward has a screaming sparta remix!" (2009)
E quanto ao Brasil? Bem, por aqui este tipo de vídeo recebe o nome de YTPBR e possui algumas particularidades, como a inclusão de temas como Pica-Pau e Chaves. Por mais que o primeiro poop brasileiro tenha sido publicado já em 23 de março de 2006, a comunidade brasileira só foi realmente se formar em 2008. Antes, era comum que os internautas nacionais apenas compartilhassem e discutissem os vídeos americanos em fóruns. Foi a partir do Orkut que os YTPBR se popularizaram.
"cocaína na delegacia" (2006), primeiro YTPBR
Muitas infâncias foram traumatizadas. Tudo que se queria era encontrar trechos de episódios de desenhos animados, mas ao invés disto se tinha......isso:
"SÓ UMA MORDIDA" (2009)
Este vídeo foi feito pelo usuário "youcube", o qual foi responsável por trazer ao YouTube a versão dublada de "Mamãe Luigi", episódio do desenho do Mario World.
Por fim, não poderíamos esquecer de uma das grandes estrelas desta época: o Weegee. Basicamente era um estranho design do Luigi, presente na versão de PC de "Mario is Missing". O personagem era figura recorrente nos vídeos da época.
Que fim levou?
Os YTP continuaram populares por mais alguns anos, mas perderam força em meados dos anos 2010, especialmente a partir de 2016. Vários foram motivos, entre eles a "higienização" da plataforma querer ficar mais amigável às empresas. O aumento da profissionalização dos vídeos, com maior qualidade de edição e imagem, levaram a uma certa descaracterização do gênero. Por fim, a questão dos direitos autorais derrubou vários vídeos e tornou perdida grande parte da história dos YTP.
Especificamente no contexto do Brasil, outro grande problema foi a divisão da comunidade de YTPBR, cada vez mais segmentada e envolta em rixas.
Infelizmente, um pedaço da antiga internet agora se encontra perdido para sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário