Sem sombra de dúvida, uma das maiores pragas da internet dos anos 2000. Para quem não sabe, screamer (ou jumpscare) é um tipo de jogo, site ou vídeo que busca assustar o espectador de "graça", ou seja, sem nenhuma antecipação, apenas para que este seja pego de surpresa com uma imagem assustadora vinda do nada e um grito agudo ao fundo.
Naquela época, quem caísse em muitos vídeos deste tipo, acabava ficando "vacinado". Ao entrar em qualquer conteúdo no Youtube, sempre se seguia o ritual: ver a linha do tempo, ler os comentários, conferir a nota do vídeo, e ficar longe de supostas "mensagens subliminares".
"O que há de errado na foto?", lançado originalmente em fevereiro de 2002,
é um dos primeiros screamers que se tem notícia
Esta palhaçada começou a se popularizar em 2004, quando um jogo de flash chamado "Maze" foi criado por Jeremy Winterrowd como uma pegadinha para sacanear seus amigos.
A jogabilidade consiste em mover o mouse por um labirinto sem encostar nas paredes. A surpresa vinha no terceiro nível, quando o caminho ficava cada vez mais estreito, até que de repente uma imagem de Regan McNeil (de "O Exorcista") possuída aparecia, juntamente de um grito distorcido.
No começo, o jogo era apenas repassado de email em email, mas em 2005 foi publicado no site Winterrold. A partir de 2006, a popularidade do jogo cresceu de forma exponencial, conforme vídeos de reações foram sendo postados. Então, a caixa de Pandora foi aberta, e a internet nunca mais foi a mesma.
O vídeo de Justice jogando foi o mais popular da época
As empresas também passaram a utilizar os screamers, mas como estratégias de mareting. Um exemplo clássico é o jogo "Escape from the Coolsonian", lançado para promover o filme "Scooby-Doo 2: Monstros a solta" em 2004. O game, lançado para internet, continha um jumpscare, sendo talvez a única mídia da franquia com este tipo de coisa.
Em abril de 2005, uma empresa alemã chamadas K-fee, lançou uma série de comerciais para anunciar sua linha de cafés. O mais popular deles consistia em um cena relaxante, onde um carro transitava por uma estrada ao som de uma tranquila música flauta...até ser interrompido por um zumbi que surge bruscamente, junto com aquele mesmo grito de fundo. Se foi uma boa estratégia de marketing? Muitos conhece o vídeo, mas ninguém se lembra de que alguma marca tinha sido anunciado. Imagino que seja impossível prestar atenção nisso depois do primeiro trauma...
Preste muita atenção...
Brad Johnson foi o zumbi do comercial
Em 2008, foi lançado o screamer "When you see it, you shit bricks.", o qual acabou inspirando outros memes feitos a partir deste template. A ideia era basicamente fazer com que o internauta se concentrasse na imagem por tempo suficiente aé que o gif entrasse em ação e algo assustador aparecesse (geralmente o Jeff the Killer).
Nesta leva de procurar algo suspeito em uma imagem, surge o tipo de vídeo com mensagem subliminar. Estes sempre iniciam com um suposto alerta de que um desenho animado contém algo obscuro por trás, mas não passam de trollagem.
"Mensagem subliminar em Mario World", de 10 de abril de 2009
Já em 2009, um dos casos mais complexos. Poochee and Pansy foi lançada como uma simples animação de paint com um jumpscare aleatório no final. Porém o vídeo se tornou uma web-série, e os desenhos aparentemente bobos e mal desenhos se tornaram algo cada vez mais perturbador e distorcido. A série se encontra neste link, e vale a pena dar uma conferida (ou não).
Que fim levou?
Os screamers continuaram comuns até cerca de 2012/2013, mas após isto a pegadinha simplesmente foi ficando batida. Algumas pessoas começaram a sentir falta deste tipo de conteúdo (sabe-se lá o porquê) e foram jogar FNAF, mas isso não é assunto deste blog.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário