sábado, 21 de dezembro de 2024

Creepypastas dos anos 2000

  As histórias de terror sempre atiçaram a curiosidade dos desavisados. Com o advento da internet, as antigas lendas urbanas foram substituídas pelas creepypastas, a versão moderna de "contar histórias em torno da fogueira". Hoje em dia podem estar um pouco fora de moda, mas nos anos 2000 eram o ápice, sendo capazes de gerar noites de pesadelos e traumas de infância, numa época que a internet ainda era nova e as pessoas acreditavam neste tipo de história.

    As creepypastas se popularizaram em meados daquela década, quando fóruns (especialmente o 2chan e o 4chan) começaram a propagar histórias anônimas, tentando se passar como se realmente tivessem acontecido. Antes disso, era comum receber emails misteriosos contendo imagens assustadoras ou correntes com pequenas maldições, mas o terror online só se firmou mesmo com as creepypastas.


2chan, um lugar mágico e inocente


4chan, um lugar ainda mais mágico e inocente

    Uma das mais antigas existentes é a da "Estação Kisaragi", postada no 2chan, fórum japonês. A história foi postada por um usuário inicialmente anônimo no tópico "Poste alguma coisa estranha que aconteceu com você". Ao longo do texto, o internauta relata em "tempo real" os estranhos acontecimentos que se deram com ele em uma estação de trem que não deveria existir. O relato era contado como se fosse verídico. O internauta afirmava que estava em um trem que não parava e estação nenhuma fazia vinte minutos, e quando finalmente aconteceu, foi em uma estação chamada Kisaragi, a qual nenhum dos outros membros do fórum sabiam onde ficava (até porque não existe). Conforme a discussão avançava, os acontecimentos ficavam mais estranhos. Mas isto é assunto para outro blog...(você pode conferir a versão completa e comentada no "Macaco do Terror")



    Já em 2005, surgiu um dos maiores ícones da história das creepypastas, Jeff the Killer. Inicialmente apenas como uma imagem editada, o personagem começou a aparecer em várias lendas a partir de 2008, quando se popularizou por meio de outra edição da imagem. Frequentemente, a foto era colocada junto dos dizeres "Vá dormir!".


Imagem original (2005)

Imagem mais conhecida (2008)

"Transmissão especial NNN" (2007), vídeo que popularizou a imagem
    

     A versão original da lenda dizia que Jeff era um adolescente que ao tentar limpar o banheiro com ácido acabou destruindo seu próprio rosto. Depois disto, ele nunca mais foi o mesmo. Junto de seu irmão mais velho, Liu, ele busca fazer um favor ao mundo, matando os humanos que o infestam.

"Jeff the Killer" (2008), versão original da creepypasta


    Em 2007, outra popular creepypasta surgiu nas profundezas da internet, "Username666". Inicialmente postado em 28 de dezembro como um vídeo do NicoNico Douga pelo usuário nana825762, a produção acabou sendo editada para o YouTube em 26 de fevereiro de 2008, onde se popularizou. A partir daí, história foi convertida em uma lenda, sendo repassada em diversos fóruns e blogs. Basicamente trata do relato de um usuário banido pelo YouTube por postar conteúdos muito "gráficos" por assim dizer.

"Username666" (2008)

    Já em 2008, foi a vez de "smile.dog", a creepypastas que girava em torno da imagem de um cão rusky siberiano. Caso uma pessoa recebesse esta foto, ela enlouqueceria e acabaria por morrer. Dizem que a história surgiu no tópico "paranormal" do 4chan, versão americana do 2chan.


Imagem original



Esta imagem passou a ser associada com a lenda, posteriormente

    E em 2009, surgiu uma creepypasta que deu início à moda de se inventar supostos "episódios perdidos" de desenhos animados: Suicide Mouse. A lenda surgiu em 25 de novembro daquele ano, quando um perturbador animação foi postada no YouTube, sendo supostamente um capítulo nunca postado do Mickey Mouse.

Versão original (2009)

Versão completa (2009)


Que fim levou?
    As creepypastas continuaram populares na primeira metade dos anos 2010. Porém devido à saturação, especialmente das lendas de episódios perdidos, o meio acabou gerando muitas creepypastas malfeitas e cheias de clichês. A decadência da qualidade, somada a uma maior popularização da internet, levaram à perda de interesse por este tipo de história. De acordo com "Know your Meme", a procura pelo termo decaiu drasticamente desde 2014.
    Os anos 2000 eram outros tempos. Mais inocentes por assim dizer. Hoje em dia, dificilmente se assusta alguém com qualquer lenda ou imagem borrada da internet, as pessoas estão mais "vacinadas".

#anos2000 #nostalgia #creepypastas #creepypastasantigas #classiccreepypasta #jeffthekiller #smiledog #2chan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRASH no PS2

       Crash Bandicoot é um dos personagens de vídeo game mais conhecidos dos anos 90, chegando a rivalizar com Mario e Sonic e se tornando ...