segunda-feira, 31 de março de 2025

Música anos 2000

  Nos dias atuais, música é como água. Basta pesquisar na internet pelos smartphones que qualquer pessoa pode escutar qualquer som em qualquer lugar. Mas, no anos 2000 as coisas eram um pouco diferentes. As pessoas ainda compravam CDs, e utilizavam aparelhos específicos para música. Na postagem de hoje, irei relembrar um pouco das mídias desta época.

  No ano 2000, o CD atingiu o seu ápice de vendas. Ao longo da década, ele começaria a enfrentar a concorrência da pirataria (LimeWire), mas se manteria firme na liderança.

  Escutar música em uma mídia física é uma experiência diferenciada. A sensação de ir na loja comprar um disco, abrir a capa e ler o encarte. Depois colocar o CD no aparelho adequado e escutar o álbum. O único problema era o armazenamento indevido, fazendo com que muitas vezes eles ficassem arranhados e começassem a pular trechos das faixas, ou simplesmente ficavam repetindo a mesma parte de forma cômica (para não dizer irritante).

  Por causa disto, o porta-CDs era um item obrigatório. Seja para colocar os originais, ou mesmo os gravados em casa, sem dúvida era algo útil para organizar e preservar a coleção.


  E para reproduzir os discos, haviam várias formas diferentes. A principal era por meio de um rádio, que na época costumavam vir com drive de CD e às vezes até uma porta de fita K7. Outra forma comum era por meio do DVD Player, o qual estava se popularizando. Por falar nisto, os DVDs musicais se tornaram uma realidade naquela época, sendo um complemento que permitia, além da música, também visualizar clipes e shows. Este se candidataria com um sucessor do CD, juntamente com o DVD-Áudio, o MiniDisc, e o Super CD. Estes dois últimos não tinham suporte a vídeo, porém possuíam uma qualidade de áudio superior. Infelizmente, estas melhorias não eram perceptíveis ao grande público.

  E obviamente o computador é sempre uma opção, na época você provavelmente reproduzia as músicas no Windows Media Player, e ficava contemplando as barrinhas das ondas sonoras.

  Para quem quisesse música portátil, o Discman era o queridinho do público, especialmente até cerca de 2006. Depois, com os MP3 players, ficou restrito à quem queria aproveitar a coleção que já possuía.

  O formato .mp3 estava se popularizando entre os jovens, de forma que o MP3 player, lançado em 1999, se tornou uma opção comum para este público. Vale citar que os celulares não possuíam uma boa qualidade de som, sendo algo muito compactado.

  O MP3 player mais famoso de todos foi o iPod, o qual foi uma verdadeira revolução, ao permitir o armazenamento de milhares de músicas. No Brasil era um pouco mais difícil de ser encontrado, mas foi um sucesso no exterior. Por aqui, eram mais comuns os tais MP4, MP5, MP10, etc. Eram aparelho importadas da China que vinham com funções extras (sintonizar rádio, TV), sendo popularmente conhecidos como iPobre.



  Porém, mesmo o público jovem ainda comprava CD no final dos anos 2000, muito devido à qualidade superior de áudio. Assim, era comum que se passasse as músicas do CD para o aparelho.

  Mas o sonho de consumo era o mini system, um aparelho três em um (rádio, CD e fita K7). Naquela época eles eram prateados, o que lhes conferiam um ar moderno e futurista. Às vezes vinham com múltiplas bandejas de CDs em formato de carrossel.

  A versão compacta era chaamda micro system, sendo uma repaginação dos antigos boombox.


*Que fim levou:

  O que eu quero dizer, em resumo, é que por mais que as pessoas tentem vender a imagem de que a pirataria matou o CD nos anos 2000, isto não é verdade. O CD continuou dominante ao longo de toda década, e sua receita só foi ser ultrapassada pelo streaming no ano de 2014 (2015 no Brasil).

  Assim, os anos 2000 foi uma década com muitas opções de áudio, as quais ainda eram encabeçadas pelo CD. Certamente uma época em que a música era mais valorizada do que hoje em dia, já que se precisava de um aparelho específico para escutá-la, ao invés do smartphones “faz-tudo”.


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segunda-feira, 24 de março de 2025

O maior console da Nintendo da história

  Qualidade é algo mais subjetivo. Mas quando o assunto é vendas, o Nintendo DS se destaca. Com 154 milhões de unidades vendidas, é o maior sucesso da Nintendo e o segundo dentre todos os consoles, ficando atrás apenas do lendário Playstation 2.

  O DS foi lançado em 2004 como um console portátil, havendo a ideia de ser uma terceira linha da Nintendo, juntamente com o GameCube (console de mesa) e o GameBoy Advance (portátil principal). Desta forma, a Big N não estaria se desfazendo de sua tradicional marca Game Boy, mas criando uma outra opção, focada em recursos inovadores e mais apelos aos jogadores hardcore. No entanto, o sucesso do DS fez com que este se tornasse o sucessor definitivo do GBA, sendo enquadrado como um console de sétima geração, concorrente do PSP.

  Esta mentalidade de ser um console inovador fez com que em 2004 e 2005 muitos jogos “diferentosos” fossem lançados, grande parte aproveitando as funcionalidades introduzidas no DS, como a tela dupla e a conectividade sem fio.

  O console possuía uma tela superior, onde o jogo de fato ocorria, e uma inferior que servia de apoio. Além dos botões tradicionais, também havia uma caneta touchscreen que permitia a criação de dinâmicas únicas em determinados títulos.

  Além disso, o DS foi o primeiro a permitir o uso de Wi-Fi. Com isto, não era mais necessária a presença de fios para que dois jogadores plugassem seus consoles e jogassem em multiplayer, bastava apenas a conexão sem fio.

  Outro destaque é a retrocompatibilidade com títulos do GBA. Desta forma, o console possuía um sistema de cartucho duplo, havendo um slot para Game Boy Advance, e outro para os cartuchos do DS.

  Por fim, cabe destacar a presença de um microfone que permitia alguns tipos de interações específicas com os games.

  Um dos principais títulos foi o Super Mario 64, um port do jogo que àquela altura ainda era relativamente recente, assim mostrando o poder do DS de renderizar gráficos avançados, diminuindo a distância entre consoles de mesa e portáteis. Ainda por cima, houveram alguns aprimoramentos, como a adição de múltiplos personagens (Luigi, Yoshi e Wario), e a melhora na aparência dos gráficos.

  E por falar em jogos, é curioso notar como este foi o último grande console com jogos 2D. Por ser um console 32-bits, este pode considerado a transição do 2D para o 3D no que se refere aos portáteis.

  Para se manter competitivo, o Nintendo DS teve que lançar algumas atualizações ao longo dos anos. A primeira foi o DS Lite (2006), mais fino e com tela mais brilhante).  Nesta época, também se popularizaram os cartões R4, que permitiam coisas como pirataria de jogos novos reproduzir músicas no console como um MP3.

  Em 2008 veio o DSi (com loja online e câmera integrada), e em 2009 o DSi XL (com tela maior).


*Que fim levou

  Seu sucessor, o Nintendo 3DS, foi lançado em 2011. Com isso, o DS original acabaria por ter suas vendas encerradas em 2014, embora ainda tenha recebido um lançamento (Crazy Train) para sua loja online em 2016.

sexta-feira, 21 de março de 2025

Mudanças na programação

  Devido ao baixo número de acessos, a partir de agora o horário de sexta-feira será extinto. Assim, as publicações do blog serão lançadas sempre às 11 horas de segunda-feira.



segunda-feira, 17 de março de 2025

Orkut: quando foi criado

  Em 24 de janeiro, o Orkut foi lançado nos Estados Unidos. Por mais que tenha conseguido certa audiência estrangeira nos primeiros anos, quem viria a ser o maior utilizador seria o Brasil, chegando a ter mais de 30 milhões de usuários.

  Sendo assim, a versão portuguesa do Orkut estreou em 5 de abril de 2005, possibilitando que já em 2006, a rede social se popularizasse no país, se tornando a primeira do tipo a cair no gosto dos brasileiros. Este sucesso foi tamanho que a sede da empresa foi transferida para o Brasil em 2008.

  No começo da rede social, esta não era aberta ao público, sendo necessário o recebimento de um convite. Esta estratégia gerava um ar de mistério, e contribuiu para o sucesso do Orkut, especialmente no Brasil.

  Um dos principais atributos do Orkut, e o motivo pelo qual ainda defendo esta rede frente às modernas, é a existência de comunidades. Estas, geralmente com títulos engraçados e pretenso ar de solenidade, possibilitavam a criação de tópicos, as quais facilitavam o acesso ao conteúdo da comunidade de forma mais organizadas que os grupos e correlatos das novas mídias. Algumas das principais podem ser vistas abaixo:

  Uma das funcionalidades mais originais eram os scraps, espécie de mural de mensagem, no qual os amigos deixavam recados. Você tinha a opção de deixar tudo ali para todos verem, ou simplesmente apagar (leio, respondo e apago).

  Infelizmente não haviam mensagens privadas, então era isso ou ou optar pelos depoimentos, os quais seria declarações públicas deixadas no perfil do usuário, mas que poderiam ser utilizadas para driblar esta situação, já que precisavam ser aprovadas pelo dono do perfil antes de serem publicadas. Assim, conversas íntimas poderiam ocorrer, desde que o usuário não aprovasse as mensagens recebidas. Por outro lado, haviam aqueles que disputavam o topo da lista de depoimentos, a fim de mostrarem que eram mais importantes para aquela pessoa.

  Também cabe citar a "sorte do dia", frase motivacional deixada pelo próprio Orkut ao abrir a rede social. 

  Podia-se ver quem visitou seu perfil, algo que faz falta hoje em dia.

  Os usuários poderiam ser categorizados uns pelos outros como "legal", "confiável" ou "sexy", construindo assim a sua reputação. Outro indicador de popularidade era o número de fãs. Ambas as métricas geravam competição entre os amigos. 

  Porém, a parte mais legal eram os jogos, entre eles o BuddyPoke, jogo em que podia criar um avatar com a própria aparência e interagir com os dos outros, além do clássico Colheita Feliz, o qual dispensa apresentações.

  Em 29 de outubro de 2009, o Orkut passou por uma grande reformulação, a qual ficou conhecida como o Novo Orkut. Foi feita uma grande campanha de divulgação, e somente aqueles com os convites poderiam acessar esta versão. Com o tempo, o Novo Orkut foi disponibilizado ao grande público. Algumas das principais novidades era a integração com o Google Talk (um chat), adição de um feed de notícias, e a possibilidade de personalizar as cores e o tema do perfil, mudando do tradicional azul para amarelo, rosa e vermelho, além dos vários novos modelos de perfis (Natal, Ano Novo), etc.. Antigamente, isto era possível somente com o uso de extensões duvidosas, as quais não permitiam que os demais usuários visualizassem as modificações.

*Que Fim Levou

  O Orkut começou a perder usuários em massa no ano de 2011, finalmente sendo ultrapassada pelo Facebook, em dezembro do mesmo ano, e pelo Twitter, em 2013. Foi desativado em 30 de setembro de 2014.

*Bônus Especial

-Sugestão de leitura: https://www.tecmundo.com.br/infografico/8273-o-tamanho-do-orkut-no-brasil.htm

Este artigo de 2011 comenta sobre o sucesso da rede no Brasil e profetiza que a relação de sucesso entre o país e o Orkut ainda perduraria por muitos anos. Algo curioso e até meio melancólico de ser ler hoje em dia, tendo em vista que em apenas três anos a rede foi simplesmente extinta, resistindo apenas nas memórias.


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sábado, 15 de março de 2025

TV Globinho: quando acabou?

 Você sabia que a TV Globinho foi o programa infantil mais duradouro da Globo? Pois é, tendo estreado em 2000 e perdurado por 15 anos, é inegável que marcou muitos momentos da infância de vários. Desde os seus desenhos até as suas lendas urbanas, como a vez em que a estreia de um episódio inédito de Dragon Ball Z foi interrompido pela cobertura do 11 de setembro, o que não é verdade, mas se tornou uma espécie de Efeito Mandela.

Vinheta (2003-2009)

  Enfim, a primeira exibição se deu em 3 de julho de 2000 como um quadro dos programas da Angélica (Angel Mix e Bambuluá), mas logo se tornou um programa independente. Já em seu começo apresentava desenhos de peso, em especial no departamento de animes. Para se ter uma ideia, as três grandes febres da época passavam na Globinho: Pokémon, Digimon (Angélica manda um abraço) e Dragon Ball Z (com episódios inéditos até 2001).

  Estas franquia movimentavam milhões no começo dos anos 2000, seja com os jogos de Pokémon para Game Boy Advance, ou com os filmes de Dragon Ball que vinham em VHS como brinde da Revista Herói.

  Além da Angélica, Guilherme Vieira e Élida Muniz foram outros apresentadores marcantes desta fase.

  Já em 2002, o programa se tornaria independente. Nesta nova etapa, cada dia da semana possuía uma apresentadora diferente, cada uma com um biótipo diferente (loira, morena, asiática, etc.). Três Espiãs Demais (2001-2009) e As Aventuras de Jackie Chan (2000) foram os principais desenhos desta época.

  Em 2003 estrearia o maior fenômeno da década, Bob Esponja, popularizando de vez a marca no país. Além dele, também estavam presentes outros desenhos da Nickelodeon, como Padrinhos Mágicos (2001-2017) e Jimmy Neutron (2002-2006), além de alguns animes mais novos como Yu-Gi-Oh! (2000-2003) e Hamtaro (2000-2006). Como curiosidade, nesta época a TV Globinho passou a ocupar também o sábado, substituindo o Festival de Desenhos.

  Em 2004, houveram alterações no cenário, além do retorno de Sthefany Brito.

  De 2005 a 2007 o programa foi exugado devido à estreia da TV Xuxa, ficando restrito aos sábados. Geovana Tominaga, presente desde 2002, se torna a única apresentadora. Há o retorno de Rocket Power (1999-2004), X-Men, Dragon Ball GT (não precisava ter voltado), Digimon, Tico e Teco, os Anjinhos, entre outros. Também houve a estreia de desenhos da Disney, tais como Buzz Lightyear, Hércules, Lilo e Stitch, e Timão e Pumba.

  Em 2008 o programa volta a ser diário, havendo a estreia de O Dragão Ocidental (concorrente de Juniper Lee do SBT), Avatar: A Lenda de Aang, Ying Yang Yo!, Simpsons, além da quinta temporada de Bob Esponja. Dragon Ball Z e As Aventuras de Mickey e Donald também foram algumas das principais atrações do período.

  Também não se pode esquecer do tradicional especial de fim de ano, geralmente com os Pinguins de Madagascar.

  Em 2009, o programa entrou em sua terceira fase, com novos cenários, apresentadores (agora em duplas), e logomarca. Os desenhos continuaram praticamente a mesma coisa, porém com a adição de George, o Rei da Floresta.

Terceira fase do programa

*Que fim Levou

  O programa foi reduzido, em função da estreia de novos programas. Em 2012, passou a ser exibido unicamente nos sábados, culpa da Fátima Bernardes e da estreia do Gloob, primeiro canal infantil da Rede Globo.

  Em 2015, se tornou uma sessão de filmes, chegando ao seu fim em 1º de agosto daquele ano. Muito disto se deve ao que ocorreu em todos os canais aberto na época, após a proibição da publicidade infantil e o crescimento da internet.


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segunda-feira, 10 de março de 2025

O Que é McBling?

   A estética McBling foi popular entre 2003 e 2008 (Para quem não sabe, há um instituto que nomeia as estéticas predominantes em cada época), sendo considerada uma espécie de sucessor do Y2K (bug do milênio, Matrix, Windows 2000, etc.). Você pode não saber de nome, mas certamente já viu isto em algum produto, filme ou série da época. É caracterizado pelo maximalismo, tons de rosa e prata, endeusamento das celebridades de Hollywood (Britney Spears), e superficialidade...


  Esta estética se popularizou especialmente com o filme “Meninas Malvadas” (2004), estando presente em várias outros que fizeram sucesso na Sessão da Tarde: As Branquelas (2004). O Diabo Veste Prada (2006), High School Musical (2006), Dr. Dolittle 5 (2009).



 Este tipo de coisa também pode ser visto em “Galinho Chicken”, “Clube das Winks”, e em filmes antigos da Barbie (pega ele, frita ele, faz purê).

  Enfim, esta estética é baseada também em itens de status (flip phones, Ipods) e coisas consideradas “trash” (estampas de zebra).



 

*Que Fim Levou?

  Entrou em declínio após 2008, tendo em vista que a cultura era baseada fortemente em Hollywood e na mentalidade consumista dos EUA nos anos 2000. Sendo assim, a crise imobiliária, a eleição de Barack Obama, e os escândalos envolvendo as estrelas hollywoodianas, contribuíram para o seu fim.

 

*Bônus Especial


 

sábado, 8 de março de 2025

EVOLUÇÃO do Xbox 360

  O Xbox 360 pode parecer um console moderno, mas já vão fazer 20 anos do seu lançamento. Para comemorar, que tal relembrar como eram os velhos tempos neste console:


  O console foi lançado em 2005 (em 2006 no Brasil), sendo o primeiro da sétima geração. Em seus primeiros anos, sofreu com problemas de escassez de produção, isto, aliado ao fato de que muitas unidades sofriam com o problema das “três luzes vermelhas”, adiou um pouco o seu “boom”. Sua primeira versão possuía detalhes em prata e não vinha com HDMI. Desta forma, se utilizavam os cabos AV, o que indicava ainda um certo direcionamento para o 480p e o 720p. Nos primeiros anos, os games do consoles eram feito tendo-se em mente as TVs de Tubo, as quais ainda eram dominantes.

  Vale lembrar que nesta geração, especialmente em seu início, haviam muitos problemas de desempenho, o que fazia com que os consoles sofressem com um FPS baixíssimo e uma resolução abaixo da qual os jogos eram produzidos (embora o 360 ainda se saísse melhor que o PS3). Ainda neste sentido, os gráficos pareciam apenas uma versão melhorada da geração anterior.

Gears of Wars (2006)

PES 06 (2006)

  Também se deve recordar o clássico menu, o qual se parecia um pouco com a estética do Windows XP (vale citar que a Microsoft é quem produz ambos).

  Já em 2008, o menu foi atualizado para algo mais próximo do Aero Frutiger, uma estética que se faz presente no Windows Vista, por exemplo.

  Pensando por outro lado, este console marcou o início de várias tendências que mudaram o rumos dos vídeo games, muito através da sua jogatina online mais aprimorada e das franquias que surgiram neste era e continuam até os dias atuais.


*Que Fim Levou

  Em 2010, o Xbox 360 se popularizou mundialmente após o Wii perder o fôlego nas vendas. Nesta época, o console já estava mais próximo do que se conhece dele nos dias atuais, com jogos de bom desempenho em 1080p, gráficos semelhantes aos da oitava geração, popularização dos DLCs, foco nas TVs de LED, popularização das cópias digitais, etc.

  Já em 2011, o design do menu (infelizmente) foi atualizado para algo mais minimalista.


*Bônus Especial

Xbox 720: o sucessor que nunca existiu


Desculpe, mas, cortou a onda do imperador

    Enquanto que os anos 90 foram povoados por animações musicais épicas e melodramáticos, os anos 2000 virão a ascensão da comédia escracha...