sábado, 7 de dezembro de 2024

O antigo YouTube

    O hoje onipresente YouTube mudou muito deste sua fundação. Nos anos 2000, antes da higienização da plataforma, das grandes empresas tomarem conta, do YouTube Kids, do YouTube Premium, do "adpocalipse", e de outras tendências irritantes, enfim, quando a internet ainda vivia no velho oeste, o     Youtube era completamente diferente.

    Precisamos voltar lá para 2005, quando três caras aleatórios criaram o Youtube e lançaram o primeiro vídeo da plataforma ("Me at Zoo"), a hospedagem de vídeos na internet ainda era muito descentralizada. Quando se clicava na aba "vídeos", você poderia encontrar diferentes sites ofertando variados conteúdos. O YouTube mudou tudo. Com o passar dos anos, qualquer um poderia lançar seu vídeo na internet, e quem quisesse encontrar algum conteúdo, obrigatoriamente passaria pelo Youtube.

                                   

Interface do YouTube em 2005

    Foi a partir de 2006 que o site começou a se popularizar. Naquela época, a plataforma era composta basicamente de vídeos aleatórios com resolução de 360p (padrão de câmera digital). O que os internautas mais queriam era gravar um vídeo que se tornasse viral e aparecesse na televisão. Fazer 1 milhão de views era digno de reportagem, enquanto que hoje é necessário atingir 1 bilhão.

Típico vídeo da época. O vídeo original do "Numa Numa" (2006) se tornou um dos primeiros virais do Youtube

"Charlie bit my finger" (2007)

Dramatic Look (2007)

   As pessoas, em média, não seguiam youtubers, ao invés disso, elas iam atrás de vídeos. Embora existissem algumas exceções como o Guilherme Zaiden (primeiro youtuber brasileiro) e o Zé Graça.

"Diário de um Emo - Primeiro Emprego" (2008) , de Guilherme Zaiden


"Comercial Japonês Doido", do Zé Graça


    Já nos primeiros do YouTube eram comum vídeos musicais tais como AMVs e remixes. Eram vídeos mais simples, geralmente feitos com o Movie Maker do Windows XP, sendo que uma das marcas desta época é justamente a introdução e os créditos com a tela azul. As músicas mais utilizadas eram "Bodies (Swimming Pool)", "Dragonstea din tei (O-Zone)" e as da banda Linkin Park. Um anime popular para vídeos do tipo era Naruto.

"Devil Kirby AMV" (2006)

"Rock lee vs Gaara - Linkin park" (2008)

 
   Ainda nesta questão musical, eram comuns os sparta remix, que eram mashu-ups baseados na cena "This is Sparta" do filme 300. Este tipo de vídeo surgiu em 2007.


"Squidward has a screaming sparta remix!" (2009)





Interface do YouTube em 2007

    Como já foi dito antes, o Movie Maker era o principal software de edição utilizada, sendo uma marca registrada do período. Muitas produções eram apenas um sequências de imagens com uma música ao fundo e alguns textos colocados em cima. Este formato era o mais comum para vídeos que traziam uma canção como tema principal.

"future gen. consoles wii2 ps4 xbox720?" (2008)

"Jeff the Killer" (2008)

"Hinata Theme Song" (2008)

    No que se refere a vídeos de jogos, as gameplays costumam não ter narração, apenas a jogatia. Detonados, TAS e Walktrough eram tipos abundantes. Como esquecer daqueles vídeos mudos em 240p com a marca d´água "UnregistredHypercam". Como em toda regra há uma exceção, um caso clássico seria o já citado Zé Graça, o qual volta e meia perdia o seu canal e precisava recomeçar do zero. Ele teve não sei quantos canais diferentes nesta época.

"Mario na fase do cogumelo do sol tunado", do Zé Graça
 
   E por falar em games, sem sombra de dúvida o tema mais comum da internet daquela época era o Super Mario. Boa parte dos vídeos publicados tinham alguma coisa a ver com narigudo, pode-se dizer que o personagem dominava o antigo YouTube. Aí eram remixes, fanimations, gameplays, hacks, fanarts, animações oficiais, bloopers, etc.

"Super Mario world bloopers" (2007), este vídeo costuma ser engraçado...

"Mario Hii - Numa Numa" (2007)

"Yoshi's Island Eggventures - 01 - Snegg Attack" (2009)


    Outro personagem recorrente era o Bob Esponja, afinal de contas é o desenho mais popular dos anos 2000.

"Bob Esponja e Death Note" (2008)


"Bob Esponja na China" (2008)

"SpongeBob Hemppants" (2008)

    Este era um lado obscuro daquele época, como não havia muitas questões de direitos autorais no YouTube, as pessoas podiam procurar episódios de séries e desenhos na própria plataforma com mais facilidade. No meio disso, era normal uma criança ir em busca de sua animação favorita e acabar se deparando com versões adultas feitas por fãs, como o Bob Esponja drogado ou mesmo os infames YouTube Poop BR. Este tipo de vídeo já foi comentado aqui no blog (link), mas em resumo é o uso de edições pesadas em conteúdos já existentes com o intuito de gerar humor ou simplesmente irritar o expectador.

"SÓ UMA MORDIDA (2009), segunda vez que uso este poop de exemplo

"MADRUGA IN THE DARK.wmv" (2009)
    
    Uma praga do YouTube daquela época era os tais jumpscares, os famosos vídeos de sustos (também já tem post disso). E junto deles, os vídeos de supostas mensagens subliminares.

"Mensagem subliminar no jogo Super Mario World" (2009)


    Enfim, esta época mais simples acabou ficando para trás. Só o que resta é reassistir os vídeos antigos, ou pelo menos o que sobrou deles, já que muitos foram excluídos ou derrubados pelo próprio YouTube.




Interface do YouTube em 2009


Que fim levou?
    Estes tipos de vídeos continuaram predominantes até 2011, mais ou menos. A partir de 2012, o YouTube já estava se profissionalizando, com a monetização se tornando algo mais abrangente. No final do ano, "Ganganam Style" se tornou o primeiro vídeo a atingir 1 bilhão de views, elevando o padrão de viralização a outro nível.
    Nos anos seguintes, o processo de centralização e higienização do YouTube se intensificou, tendo em vista a chega das grandes empresas à plataforma. Com isso, vieram todos os males atuais, como anúncios excessivos, clickbaits, YouTube Kids, pacotes premium, etc.


#anos2000 #youtubeantigo #numanuma #jeffthekiller #spartaremix #rockleevsgaara #cafevideo


segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

A febre Naruto no Brasil

   Se nos anos 90 Dragon Ball era a referência de anime, nos anos 2000 este título foi para Naruto. O anime, lançado em 2002 no Japão, chegou a compor os "Big Three", grupo dos três grandes mangás da Shonen Jump daquela década, juntamente com One Piece e Bleach. Mas a grande febre, ao menos no ocidente, foi a série do ninja loiro.

Fonte: Animation Info

    Graças à Viz Media, o programa foi chegar nos EUA somente em 2005, e no Brasil só a partir de 2007.  Cinco anos depois do começo da exibição original, a qual já estava sendo encerrada para se dar início à fase Shippuden. Porém, quando finalmente veio para cá, chegou com tudo. Após a estreia do anime no Cartoon Network, em janeiro, logo veio o mangá no mês de maio. 

    Porém, Naruto só se tornou febre mesmo a partir de julho, quando passou a ser exibido na TV aberta por meio do SBT. Veja bem que naquela época, para algo se tornar popular tinha que passar em canal da parabólica. A fansbubs na internet até permitiam o acesso dos fãs brasileiros ao material, mas apenas para os otakus mais hardcore. O público casual assistia televisão, quando muito um canal fechado. Sendo assim, a transmissão do SBT, por volta do meio-dia, foi o que permitiu que Naruto chegasse ao patamar de Dragon Ball na cultura popular brasileira.

Abertura da 1ª temporada (Cartoon Newtork, 2007)

Abertura da 2ª temporada (SBT, 2007)

    Naquela época, nas escolas só se falava de Naruto. Na internet, surgiam fóruns e blog voltados ao tema, alguns inclusive especializados em adaptar o universo do anime em sistemas de RPG. Outro fator relevante é o grande potencial colecionável. Bandanas, símbolos, jutsus, e até as esquecidas cartas de batalha serviram para propagar o jeito ninja de ser. 

                                         
Kabuto apresentou as cartas de informação no Arco Chunnin, e ninguém nunca mais tocou neste assunto....

Shuriken Cards (2009)

    Além disso, o sistema de luta da fase inicial do animem, permitia que mesmo aqueles com níveis díspares de forças pudessem fazer frente, devido à variedade de estilos de luta. Este fato fez com que cada um pudesse criar os seus próprios estilos para fazer "lutinhas" nos intervalos do colégio. Para tal, até vídeo ensinando a reproduzir os selos de mão surgiram nos primórdios do YouTube. Por falar nisso, não se pode deixar de citar os AMVs icônicos e o vídeos contendo as BGMs do anime, ao velho estilo Movie Maker do Windows XP com imagens aleatórias da série. E sem falar das fanarts, mas é melhor não tocar neste assunto...

Música tema do Sasuke

Rock Lee vs Gaara, ao som de Linkin Park (2008)

Tutorial de como se fazer o byakugan (infelizmente não ensina como desfazer)

    Enquanto que para os fãs casuais tudo estava indo bem, para os otakus de plantão não era bem assim. As inúmeras censuras, cortes e edições causavam certa irritação no público mais atento (além da nostálgica abertura do "vai, vai, siga o Sol". Para alento destes, ainda em 2007 foi lançada a versão sem cortes da primeira temporada nos DVDs da PlayArte. A segunda temporada viria em 2008.

Censuras de Naruto no SBT

DVDs da PlayArte

    Voltando a 2007, a transmissão do SBT contava com estreias diárias. Todo dia era um episódio inédito, algo que no começo era um deleite, mas logo se tornou uma faca no pé. Com o tempo, e a demora da chegada dos novos episódios, logo vieram as intermináveis reprises. O anime chegava até o episódios 52 (final da segunda temporada) e regressava ao primeiro capítulo. Infelizmente, isto baixou um pouco o entusiasmo em torno da franquia ao longo de 2008. Por sorte houve a chegada oficial no ocidente do game "Naruto Ultimate Ninja" para PlayStation 2, algo que segurou a "vontade do fogo" até a estreia de mais episódios.


"Naruto Ultimate Ninja" (2003/2008)

    Isto só foi ocorrer em 23 de março de 2009, quando a terceira temporada finalmente chegou ao SBT no Bom Dia e Cia. A expectativa era tamanha, que até o Yudi arregalou os olhos quando vi que, ao meio-dia, viria uma nova leva de Naruto. Este fato retomou a força da franquia do país. Ainda no mesmo ano, chegou dublada a quarta temporada, o OVA "Missão - Proteger a Aldeia Oculta da Cachoeira!", e o filme "O Confronte Ninja no País na Neve". Além do mais, o mangá atingiu a fase Shippuden no Brasil.

Abertura da 3ª temporada (SBT, 2009)

Que fim levou?

    A "febre Naruto" continuou forte no país até 2011, quando foi exibida dublada a última temporada da fase clássica. Tendo em vista isto, o SBT encerrou as reprises do anime no final do ano, assim como o Cartoon Network. Além disso, a PlayArte (sabe se lá o porquê) interrompeu a coleção de DVDs do anime no episódio 156, com o lançamento do box da sexta temporada em novembro. Para completar, a Viz Media continua sua incompetência habitual, deixando o Shippuden para estrear somente em 2015.
    É verdade que Naruto ainda é uma marca popular no país, mas nada que se compare ao seu auge entre 2007 e 2011. Certamente foi uma época memorável para quem acompanhava o anime.


#naruto #sbt #anos2000 #nostalgia #narutosbt #bomdiaecia #yudipriscila

sábado, 30 de novembro de 2024

Patch do Brasileirão para PS2

 O ano era 2006. O licenciamento de times e competições de futebol para games era algo complicado. Prova disso é que o WE/PES tinha apenas clubes estrangeiros (além do Caopolo). Um belo dia, você saía de casa em busca de jogos para o seu PS2, até que de repente se deparava com isto aqui nas bancas:

                                       
DVD obviamente original

    A alegria estava feita. Agora você finalmente poderia jogar um videogame de futebol com seu time de coração...Só que existia um pequeno detalhe: era uma hack de WE9 (PES), ou patch como ficou mais conhecido. Nos anos 2000, os patches de jogos de futebol eram comuns de serem encontrados em locadoras e bancas. Já que os jogos oficiais tinham apenas clubes estrangeiros, o negócio era fazer modificações caseiras. Surgiram várias versões traduzidas de cada edição do WE/PES/FIFA, com várias sendo atualizadas ano após ano. Alguns dos patches mais conhecidos foram os Brazukas, de 2002 a 2005, e o Bomba Patch, este último atualizado regularmente desde 2007.

    Obviamente surgiram muitas versões malfeitas, seja pelas narrações, pelas capas, pelas músicas escolhidas, ou por desnivelar os campeonatos, favorecendo um time ou jogador específico. E no meio de tanta bobagem, surge um dos maiores clássicos do PS2, o Brasileirão 2006.

    Assim que ligamos o jogo, já nos deparamos com uma capa "lindamente" editada.

                                       
A capa "previu" a final da Libertadores daquele ano (Inter x São Paulo) e a do Mundial (Inter x Barcelona)

    Outra coisa que se nota logo de cara são as músicas do título, as quais certamente foram escolhidas por alguém de cultura. Começa já com "Nirvana" da banda Elbosco, e segue com "2Pac" do Ghetto Gospel e "Ameno" do Era. 

    Ao jogar uma partida, nota-se a nostálgica narração japonesa, presente em patches mais antigos. Quanto à jogabilidade, é basicamente a mesma do jogo original. Bem fluída. Mas tem muitas faltas e é difícil marcar gols. De qualquer forma, a jogatina é agradável. Os gráficos, por sua vez, são bons para a época e permitem deformar o Ronaldinho Gaúcho de maneiras que um só um PS2 pode fazer.



    Algo que favorece jogo é o contexto futebolístico da época, com grandes nomes da história do futebol ainda na ativa, um verdadeiro encontro entre a antiga e a nova geração. Além disso, por ser um ano de Copa, o game possui uma opção especial baseada no mundial: o desafio Nippon 2006. Neste, você precisar se classificar para a competição utilizando a seleção japonesa.

    Em resumo, o patch do Brasileirão 2006 serviu como meio campo entre a era do Brazukas e a do Bomba Patch, marcando uma geração. Com certeza é um dos jogos esportivos mais icônicos (mesmo sendo um patch), sendo algo obrigatório na biblioteca de PS2 de qualquer gamer da época.

   


Que fim levou?

    Os patches de WE/PES em geral, começaram a perder força a partir de 2010, com a introdução oficial do PS3, sucessor do PS2 que era o principal console utilizado pelos criadores destas modificações. 

    A comunidade de patch basicamente sumiu a partir do PES2013, quando pela primeira vez o campeonato brasileiro foi totalmente licenciado para o game original.


#ps2 #anos2000 #nostalgia #brazukas #bombapatch #brasileirao2006

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Câmeras digitais dos anos 2000

   Como era fotografar nos anos 2000? Bem, no começo da década, a maioria das pessoa ainda utilizavam as câmeras de filme, sendo assim, você precisava abastecer sua câmera com filme fotográfico e cuidar para não tirar fotos desnecessárias. Depois, era preciso levar a câmera para um estúdio, onde eles iriam fazer a revelação em uma sala escura, e assim, depois de todo este processo, você iria poder colocar as fotos no álbum ou em um quadro.

câmera de filme do começo dos anos 2000

    Mesmo que a revelação ainda fosse um processo comum no restante da década, a partir de meados dos anos 2000 a câmera digital compacta tomou conta. Se tornou quase onipresente a ponto de ser considerada um dos símbolos daquele período.

 Canon PowerShot A95, câmera digital lançada em 2004

    A partir de agora, o mundo digital permitiu muitas facilidades à quem quisesse fotografar, tendo em vista que havia mais aquele receio de "gastar" o filme, além de haver a possibilidade de "revelar" em casa. Porém, para os padrões atuais, aquela época possuía suas limitações e hábitos distintos. Primeiro que, ao contrário do uso de smartphones na atualidade, as pessoas não tinham o hábito de carregar consigo suas câmeras. Então, quando havia um aniversário ou algum evento que merecesse ser fotografado, se tinha todo um ritual de procurar a câmera, tirá-la de sua "bolsa" e ver se tinha bateria. Do contrário, se removia as pilhas as colocava em um carregador, e lá deixava por um bom tempo até encher (ou o suficiente para umas fotos rápidas). 

Sony Cyber-shot DSC-W30, lançada em 2007

    Todo mundo posava para foto, e se economiza o número de disparos, já que o espaço ainda era bem limitado. Diferente de hoje, em que a foto no celular é um fim em si, de onde se manda para as redes sociais, naquela época, você precisava passar as imagens para algum lugar. Ou se pegava um cabo de transferência própria para transferi-las ao computador, e depois a um CD ou pasta. Ou se levava para um estúdio fotográfico, onde eles iram gravar um CD/DVD ou fazer a revelação digital, considerando que era comum se ter um álbum de fotografias ou mesmo para pendurar na parede da sala (ainda não existia armazenamento na nuvem).

    E quanto à qualidade das fotos? Bem, se não fosse uma TekPix da vida, a resolução até que era boa, sendo superior à época do filme, mas ainda com certos aspectos que a tornam datada. Algo curioso é o fato de ser comum ter imagens onde as pessoas tinham olhos vermelhos (a câmera reflete a alma). Isto se deve ao flash da câmera refletindo na retina.

Fotos de reuniões de família eram arruinadas desta forma


    Não existiam "selfies", então ou as pessoas posavam diante do espelho. Ou faziam igual ao RJ de "Os Sem Floresta".


    
    E quem não tinha filmadora, podia gravar vídeos com a própria câmera digital em uma resolução de 360p extremamente granulada.

Que fim levou?
    No começo dos anos 2010, com a popularização dos smartphones, os quais apresentavam maior praticidade e resoluções cada vez mais aceitáveis, as câmeras digitais perderam espaço. Em 2013, as vendas de smartphones ultrapassam as de câmeras, marcando o fim de uma era.
    Infelizmente, estes meios mais versáteis acabaram por relativizar a importância das fotografias. Hoje em dia, qualquer um tira fotos como se fosse água. Naquela época, as imagens era utilizadas para registar momentos importantes, especialmente festas de aniversário. As pessoas se reuniam para fotografar, e toda vez era aquele ritual.
    A praticidade das novas tecnologias tirou a importância da fotografia, cada vez mais relativizada. nesta era volátil.

#anos2000 #nostalgia #camerasdigitais #cafevideo

sábado, 23 de novembro de 2024

Lembra dos YTPBR?

      Nos anos 2000, a internet e programas de edição mais acessíveis (Movie Maker) permitiram que pessoas de mente deturpada finalmente pudessem expressar sua criatividade. E é aí que surgem os YouTube Poop (YTP), quando piadas internas puderam ser compartilhadas com o mundo. Basicamente os YTP são edições extremas de conteúdos já existentes, geralmente animações, de forma que gere algo engraçado e completamente desvirtuado de seu contexto original. Os principais recursos eram a sobreposição de elementos (memes) em cima da imagem original, cortes secos para tentar fazer os personagens dizerem outra coisa, mashup com outros conteúdos, etc.

    O primeiro poop surgiu antes do próprio YouTube, sendo postado em 22 de dezembro de 2004 com o título "The Adventures of Super Mario Bros. 3 REMIXED!!!" Era chamado de poop pelo próprio criador por causa da baixa qualidade intencional de edição (Movie Maker).


    Dois anos depois, em 27 de novembro de 2006, o vídeo foi publicado no YouTube e renomeado para "I'D SAY HE'S HOT ON HOUR TAIL". Isto abriu a caixa de Pandora e iniciou a era dos YTP. Era comum se pesquisar alguma coisa na internet e acabar se deparando com um vídeo desses ao invés do desejado. Então, muitos "poopers" criavam este conteúdo apenas para irritar.
    O alvo preferido era o Mario, tanto os desenhos animados quanto as cutscenes do CD-i. Além dele, também eram comum os poops baseados em Zelda (para CD-i), As Aventuras de Sonic, e Bob Esponja.
    Em 2007, foi publicado um dos YTP mais influentes já lançados: "What is Spaguetti?", o qual ajudou a popularizar o gênero.
    
"Youtube Poop - What is Spaghetti?" (2007)

    Existia também uma variação dos YTP concentrada apenas em vídeos musicais, nos quais algum personagem era editado e remixado até soar como se ele estivessem cantando uma música. Este tipo de poop era chamado de YTPMV (YouTube Poop Music Video).

"Hop! Hop! Pingas Lift" (2009)

      Além disso, também eram comuns os sparta remix. Não é bem um YTP, mas está na mesma seara.

"Squidward has a screaming sparta remix!" (2009)

    E quanto ao Brasil? Bem, por aqui este tipo de vídeo recebe o nome de YTPBR e possui algumas particularidades, como a inclusão de temas como Pica-Pau e Chaves. Por mais que o primeiro poop brasileiro tenha sido publicado já em 23 de março de 2006, a comunidade brasileira só foi realmente se formar em 2008. Antes, era comum que os internautas nacionais apenas compartilhassem e discutissem os vídeos americanos em fóruns. Foi a partir do Orkut que os YTPBR se popularizaram.

"cocaína na delegacia" (2006), primeiro YTPBR

    Muitas infâncias foram traumatizadas. Tudo que se queria era encontrar trechos de episódios de desenhos animados, mas ao invés disto se tinha......isso:

"SÓ UMA MORDIDA" (2009)

    Este vídeo foi feito pelo usuário "youcube", o qual foi responsável por trazer ao YouTube a versão dublada de "Mamãe Luigi", episódio do desenho do Mario World. 
   Por fim, não poderíamos esquecer de uma das grandes estrelas desta época: o Weegee. Basicamente era um estranho design do Luigi, presente na versão de PC de "Mario is Missing". O personagem era figura recorrente nos vídeos da época.



Que fim levou?
    Os YTP continuaram populares por mais alguns anos, mas perderam força em meados dos anos 2010, especialmente a partir de 2016. Vários foram motivos, entre eles a "higienização" da plataforma querer ficar mais amigável às empresas. O aumento da profissionalização dos vídeos, com maior qualidade de edição e imagem, levaram a uma certa descaracterização do gênero. Por fim, a questão dos direitos autorais derrubou vários vídeos e tornou perdida grande parte da história dos YTP.
    Especificamente no contexto do Brasil, outro grande problema foi a divisão da comunidade de YTPBR, cada vez mais segmentada e envolta em rixas. 
    Infelizmente, um pedaço da antiga internet agora se encontra perdido para sempre.

#anos2000 #nostalgia #ytpbr #weegee #cafevideo

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Desenhos “de macho” nos anos 2000

     Nos anos 2000, todo homem de respeito regularmente ligava a televisão pela manhã para assistir desenhos “de macho”, tais como “As Meninas Super Poderosas”, “Três Espiãs Demais” e “Clube das Winx”. Brincadeiras à parte, naquela década existia a tendência de fazer desenhos de ação protagonizados por personagens femininas. E eles eram genuinamente bons, ao contrário da “forçasão” de barra de hoje em dia.



            O exemplo mais clássico talvez seja “As Meninas Super Poderosas”, série criada em 1998. Por mais que esta animação tenha começado no final dos anos 90, ela foi muito relevante nos anos 2000, tendo durado até 2005 (e ainda mais nas reprises do SBT). Para quem não se recorda, a série girava em torno de Florsinha, Lindinha, e Docinho, meninas criadas artificialmente pelo Professor Utônio. Devido a um erro deste, elas nasceram com super poderes, tendo que defender a cidade de Townsville contra as forças do mal (leia-se Macaco Louco). O desenho possuía muitos personagens marcantes, tais como os vilões “diferentosos”, o prefeito e sua secretária cujo rosto nunca era mostrado.


O rosto da secretária

  

         Entre alguns dos momentos mais icônicos da série, se tem o episódio em que as meninas lutam contra um duende comunista...

                                       
"Me Veja, Me Sinta, Gnomo" (2004)

 

           Em outro episódio, os vilões se juntam e formam uma paródia dos Beatles, com direito a referências à capa de álbum mais conhecida da banda, e até à Yoko Ono.


                                       
                                       

"Conhecendo os Beat Alls" (2001)


            Outro episódio, inclusive, “previu” o politicamente correto dos tempos atuais (cena abaixo).

"Salvem Macaco Louco" (2003)

            O desenho fez um grande sucesso, gerando até um filme em 2002, o qual possuía um tom mais sério (e violento) em relação ao material original.

"As Meninas Suoperpoderosas: O Filme" (2002), fita VHS na cor vinho

Além disso, as meninas superpoderosas eram presença garantida nos supermercados, estando presentes em garrafinhas de refrigerante (junto com outros personagens do Cartoon Network).

Schin

Em 2001, estreava pela primeira vez a série “Três Espiãs Demais”, sucesso da TV Globinho até ser duramente interrompido pela Fátima Bernardes. Era composta de episódios de 22 minutos que giravam em torno das espiãs Sam, Clover e Alex, as quais se envolviam em várias missões a mando de Jerry. Assim como o desenho anterior, esta animação gerou até um filme. 

Abertura de "Três Espiãs Demais!" (2001-2014)


DVD de "Três Espiãs Demais! O Filme" (2009)


Em 2002, foi a vez do Disney Channel apostar em desenhos do tipo, entrando em cena a série “Kim Possible”, exibida pela TV Globinho. Contava a história de Kim, uma estudante comum, se não fosse pelo fato de enfrentar vilões nas horas vagas. A série trazia vários personagens icônico, tais como X. Seu sucesso gerou inclusive alguns “Disney DVDs”, com os mais marcantes sendo “Um Passeio no Tempo” e “Arquivos Secretos”.

"Kim Possible" (2002-2007)

“Arquivos Secretos” e “Um Passeio no Tempo” (2004)

Outro desenho desta leva foi “HiHiPuffAmiYumi Show” (podia ser só Amy e Yumi), uma animação do Cartoon Network estrelado pela banda AmiYumi, dupla de rock japonês que fazia sucesso em meados dos anos 2000. Se podia notar que elas estavam em alta mesmo, já que no Bom Dia & Cia você assistia um desenho baseado nelas, e logo em seguida “Jovens Titãs” com a abertura cantada pela banda. Isto nos leva a outra questão, como o Japão influenciou as animações americanas nos anos 2000.

"Hi Hi Puffy Ami Yumi Show" (2004-2006)

Enfim, a série trata do quotidiano de Ami e Yumi, as quais entre um show e outro, enfrentam desafios muito realistas, como o faroeste e aquela vez em que a Ami largou tudo para entrar no circo. Este tipo de coisa me faz lembrar do desenho animado dos Beatles, em que eles enfrentam desafios que não tinham nada a ver com a banda ou mesmo com música. “HiHiPuffAmiYumi Show” ainda tinha como personagem importante o ganancioso empresário da dupla (será que ele autorizou esse desenho). Uma curiosidade interessante é o fato de que Ami e Yumi cantaram a abertura da série em todas as dublagens internacionais, inclusive em português (mesmo que o sotaque faça parecer espanhol).

No mesmo ano, estreava na Itália um desenho chamado “Clube das Winx”, o qual foi exibido no Brasil pelo SBT. Por algum motivo a música de abertura ficou famosa novamente entre os jovens, como uma espécie de piada.

"Clube das Winx" (2004-2019)

Em 2005, o Cartoon (de novo) trouxe a série “A Vida e Aventuras de Juniper Lee”, um desenho que trata de Juniper Lee (é claro), uma estudante que luta contra monstros quando recebe o chamado, tendo em vista que ela é uma Te Xuan Ze, sucessora de sua avó. Junto dela, entram em cena o cachorro falante Monroe e RayRay, irmão da protagonista. A animação foi exibida no SBT no extinto Bom Dia & Cia.

“A Vida e Aventuras de Juniper Lee” (2005-2007)

O último de nossa lista é “Meninas Superpoderosas Geração Z”, animação de 2006 que é basicamente a versão anime do original. No Brasil, chegou em 2009 ao SBT.

 

“Meninas Superpoderosas Geração Z” (2006-2007)

Que Fim Levou

    Desenhos de ação como um todo perderam força a partir de 2010 com uma nova leva de séries animadas sendo lançadas. 

    Nos anos recentes, desenhos de ação estrelados por personagens femininas até voltaram a aparecer, embora a maioria sejam apenas reboots inferiores ao produto original. E os que não são reinicializações, se tratam de séries sem alma e sem preocupação em realmente contar uma história.







sábado, 16 de novembro de 2024

Lembra da nota de 1 real?

     Um tópico aleatório, porém curioso. Vamos relembrar como era o dinheiro nos anos 2000...Naquela época, o dólar oscilava de R$1,50 a R$2,50, então era possível comprar algumas coisas obscuras no exterior....



        Ainda se utilizava as notas da primeira família do real, lançada em 1994, então ainda era possível encontrar a icônica nota de 1 real.  Considerando o poder de compra da época, com uma nota dessas você podia comprar um hambúrguer, pagar o ônibus e até adquirir um carro. Ela foi produzida até 2005, mas continuou bem comum por mais alguns anos. Hoje em dia, não temos mais nenhuma cédula verde, por incrível que pareça. Devido à sua raridade, é possível encontrar pessoas que vendam caro este tipo de artigo. Se chega quase a R$3500,00 por uma nota de 1 real, vê se pode...(e tem gente paga)


Nota de 1 real / Anverso: beija-flor



Primeira família do real


    Além das cédulas clássicas, houve, por um curto período de tempo, a emissão de uma nota especial alusiva aos 500 anos de descobrimento do Brasil. Era uma cédula de dez reais com a efígie de Pedro Álvares Cabral, um antigo mapa do país ao fundo, um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha, naus  da expedição, uma rosa dos ventos, além de outros elementos referentes à comemoração. No anverso, várias pessoas aleatórias representando a pluralidade do Brasil. Foi lançada em 24 de abril de 2000 e parou de ser produzida no mesmo ano.


    A primeira família do real ainda teve alguns acréscimos importantes nos anos 2000. Em 2001, a nota de 2 reais começou a ser produzida. Já em 2002, foi a vez da de vinte reais ver a luz do dia.


    Algo pouco falado é a questão das moedas de um centavo. Pararam de ser fabricadas em 2004, mas aparentemente quase ninguém lembra delas. Por causa do fim da circulação, estamos fadados ao troco de bala pela eternidade.


Hoje em dia, estas chegam a valer R$400,00

   Além da nota de 1 real, as outras cédulas desta primeira geração também podem valer uma quantia significativa, a depender do grau de conservação (se estiverem lacradas, melhor). Então, a lição de moral do dia é: guarde as cédulas antigas, elas podem valer algum coisa algum dia.


Que fim levou?

    A nota de 1 real parou de ser produzida em 2005, mas continuou comum até cerca de 2012. Quanto às outras cédulas da primeira família, as de 50 e 100 reais continuaram em emissão até 2010. A de 10 e 20 reais tiveram a produção encerrada em 2012. Por fim, as notas de 2 e 5 reais continuaram até 2013.

    A segunda família do real foi lançada em 2010 e gradualmente substituiu a antiga, sendo que hoje em dia é difícil encontrar exemplares destas.

CRASH no PS2

       Crash Bandicoot é um dos personagens de vídeo game mais conhecidos dos anos 90, chegando a rivalizar com Mario e Sonic e se tornando ...